quarta-feira, 15 de julho de 2009

Um piano pela estrada. Arthur Moreira Lima e o Caminhão Teatro

Num feito inédito na música clássica no Brasil, o pianista Arthur Moreira Lima criou seu caminhão teatro como forma de levar a grande música de concerto aos mais diversos públicos. Adaptado a um caminhão Scania, o baú carroceria se transforma em palco em apenas uma hora, com 45 m² de área de cena. O caminhão teatro iniciou suas apresentações em maio de 2002 e já foi objeto de reportagens nas revistas Trip, Isto É e CARAS, em jornais como Jornal da Tarde (SP), Gazeta Mercantil, O Estado de Minas e Diário Catarinense e em programas de televisão como o Programa de Jô e Fantástico, ambos da Rede Globo, entre outras publicações.

O Caminhão Teatro resolve cinco problemas de imediato

-Dispensa a construção de um palco.
-Elimina os custos de aluguel de um piano de primeira linha (o Steinway & Sons de cauda de Arthur Moreira viaja no próprio caminhão e é montado e afinado em uma hora).
-Permite a imediata liberação do local do concerto, já que a desmontagem de todo o aparato requer apenas uma hora.
-Permite um deslocamento rápido para a realização de outros concertos, inclusive para a mesma data.
-Toda a equipe (luz, som, telão, afinador), trabalha em conjunto, garantindo a qualidade, a eficiência e a rapidez dos procedimentos de produção.

Show do pianista Arthur Moreira Lima em Canindé - Dia 15/07 na Praça da Basílica - 19:00h

terça-feira, 14 de julho de 2009

Prefeitos do Ceará em Marcha para Brasília

Tem início nesta terça-feira, em Brasília, a 12ª Marcha dos Prefeitos a Brasília. São mais de 3 mil inscritos no encontro organizado pela Confederação Nacional dos Municípios. O Ceará participa do ato com mais de 60 prefeitos que, desde o fim da noite dessa segunda-feira, estão viajando.Entre os prefeitos cearenses, há expectativa de que a manifestação resulte em liberação de mais recursos e compensação, por parte da União, a perdas ainda registradas no plano do Fundo de Participação dos Municípios (FPM. O prefeito de Bebribe, Odivar Facó, viajou otimista, bem como os prefeitos de Pacajus, Pedro Philomeno, Madalena, Wilson de Pinho e o de Canindé Cláudio Pessoa. Até quinta-feira, serão discutidos ainda com o governo federal reformas tributária e da Previdência e reformulação do pacto federativo, além da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que destina mais recursos para a saúde.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

TCU condena ex-prefeito de Itatira

"O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Itatira (CE) Francisco Afonso Machado Botelho a pagar R$ 368.596,80, valor atualizado. O ex-prefeito não apresentou a prestação de contas dos recursos federais repassados ao município, por meio de convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A verba era destinada à implantação de sistema de abastecimento de água no distrito de Bandeira. Botelho ainda terá de pagar multa de R$ 5 mil aos cofres do Tesouro Nacional. O TCU fixou prazo de 15 dias, a contar do recebimento da notificação, para que ele comprove perante o Tribunal a devolução do valor aos cofres da Funasa e autorizou cobrança judicial das dívidas, caso não seja atendida a notificação.Cabe recurso da decisão. Cópias dos documentos foram enviadas à Procuradoria da República no Ceará. O ministro Raimundo Carreiro foi o relator do processo."
Fonte:Portal do TCU

Vereador de Canindé chama Igreja de "bicha"

O vereador e 1º secretário da Câmara Municipal de Canindé, Ximenes Filho, no uso do seu tempo no pequeno expediente na sessão do dia 10/07, disse uma frase que chocou a população de Canindé e principalmente católicos e paroquianos. Quando falava a respeito da Festa do Reencontro e de algumas agressões que aconteceram por lá, o "nobre vereador" disse que nunca se meteu em confusão enquanto: prefeito, deputado e/ou vereador. Discordando, a vereadora Mariinha Coelho disse que Ximenes já deu até um murro no Frei José Batista, que na época era Pároco da cidade. Ximenes por sua vez afirmou que nunca agrediu ninguém e que isso foi uma armação do Uiaretê, e até hoje é comentada. "Nunca agredi Frei Carlos ou Frei José Batista, houve algumas brigas no rádio, mas nunca agressão", foi aí que o vereador Ximenes Filho cometeu a gafe, "já pensou se eu fosse brigar com a Igreja, se eu fosse dar um murro numa "bicha" daquela eu quebrava era minha munheca!"
Esse comentário gerou um grande repercussão na cidade inteira e promete causar uma grande polêmica.

1ª Missa do ano em homenagem aos vaqueiros aconteceu em Caiçara

No último Sábado 11/07/09, na localidade Caiçara foi celebrada pelo padre Julio Cézar a primeira missa em homenagem aos vaqueiros de Canindé
O evento foi organizado pelo o professor Francisco José e contou com a presença da Mestra da Cultura do Estado do Ceará Dina Martins.
A Paróquia de Canindé deu todo apoio através do pároco Frei João Amilton.
O ato teve a participação do diácono Tiago que vai se ordenar padre no dia 27/11 /09 na catedral de Fortaleza.

Calendário de Missa dos Vaqueiros

Dia 18/07/09 no município de Paramoti - 9 h

Dia 25/07/09 na comunidade de Bom Sucesso Canindé - 17 h

Dia 30/07/09 na comunidade de Monte Alegre Canindé – Jesus Bom Pastor- 19 h.
Dia 05/08/09 na comunidade de Vila Campos, Padroeiro São Roque 17 h.

Tradição Esportiva. Olimpíada dos Povos Indígenas chega ao fim

Terminou, ontem, no município de Pacatuba, mais uma edição dos Jogos Indígenas do Ceará. O evento foi realizado de 9 a 12 de julho, pela Secretaria de Esportes do Estado, com parceiros multilaterais e apoio da Prefeitura de Pacatuba. Nesta sexta edição, participaram 661 índios de 17 etnias diferentes que estão distribuídas em 13 municípios cearenses. Os índios participaram de oito modalidades esportivas, algumas herdadas dos povos indígenas e outras adquiridas pela cultura do homem branco.
Segundo o secretário de Esportes do Estado, Ferrucio Feitosa, “os jogos permitem a integração e a promoção dos povos indígenas, que expressam na competição a riqueza e a variedade de suas tradições, costumes, expressões corporais, entre outros valores”. A garantia está expressa no inciso IV do artigo 217 da Constituição Federal do Brasil preceitua a promoção do encontro e do intercâmbio esportivo-cultural entre os diferentes povos indígenas do País.
Durante os três dias de jogos, em meio ao futebol, ao arco-e-flecha, ou ao arremesso de lança, entre outros, as tribos deram um exemplo de conduta, organização e conhecimento de quem realmente sabe competir, respeitando os próprios limites. É o que provam as palavras da representante dos Pitaguarys de Pacatuba, Ana Cléscia.
Os Pitaguarys foram representados por 60 atletas.Nesta edição, os índios Tapeba, de Caucaia, chegaram com a maior delegação esportiva, 100 atletas, e defendiam o bicampeonato geral da competição. Na edição anterior, ocorrida em Monsenhor Tabosa, os Pitaguarys de Pacatuba conquistaram o segundo lugar com vitórias nos Arco e Flecha e Cabo de Guerra.Adornados com óleo de massaranduba, chocalhos, penas na cabeça e cocares de penas vermelhas e azuis, os índios movimentaram os três dias na cidade. Os jogos aconteceram em escolas, no estádio de futebol Alberto Sobrinho (O Betão) e no açude do Piripau. Um cenário onde a natureza é o principal destaque.
Etnias
Além dos Pitaguarys de Pacatuba e dos Tapebas de Caucaia, participaram dos jogos os Anacé, de Caucaia; os Potiguara, Gavião e Tabajara, de Monsenhor Tabosa; os Jenipapo-Kanindé, de Aquiraz; os Kalabaça e Potiguara, de Cratéus; os Kalabaça e Tabajara, de Poranga; os Kanindé, de Aratuba e Canindé; os Pitaguary, de Maracanaú; os Potiguara, de Novo Oriente e de Tamboril; os Tabajara, de Quiterianópolis; e os Tremembé de Almofala, do município de Itarema.

Canindé no Intermunicipal de Futsal

O município de Canindé participou nos dias 10, 11, 12 de julho do 1º Zonal do Campeonato Intermunicipal de Futsal Aberto Masculino, realizado na cidade Caucaia, tendo se classificado para a 2ª fase do mencionado campeonato.
A seleção de Canindé é comandada pelo treinador Vando tendo em sua formação valores novos e mescla com alguns jogadores experientes.
Mesmo com as dificuldades financeiras pelas quais passa o município, o prefeito Claudio Pessoa tem dado apoio ao esporte de Canindé.

Futebol de Campo

Já no futebol de campo Canindé estréia dia 19 de julho (domingo) no Campeonato Intermunicipal de Futebol Sub 23, no Estádio Frei Teodoro em Canindé, frente a equipe de São Gonçalo. O treinador Coca Soares está otimista acredita no grupo e espera fazer uma grande campanha honrando as tradições do futebol canindeense. Há uma determinação do prefeito Claudio Pessoa em apoiar o esporte, principalmente as escolas de base dando vez para o aparecimento de novos valores. Vale salientar que esta seleção é toda formada por valores de Canindé.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canindé)

Nova mania na internet é ser fotografado deitado nos lugares mais estranhos

Os participantes desse estranho 'jogo' - chamado "The Lying Down Game" (algo como "Jogo do Deitado", em português) - competem entre si para encontrar o lugar mais estranho para 'descansar'. Sempre deitados de bruços, eles registram a 'proeza' alcançada e publicam as fotos digitais na rede social mais popular do mundo.

Veja algumas pessoas participando da brincadeira:


As jovens escolheram galhos de uma árvore para participar do 'jogo'. (Foto: Reprodução)






Dupla resolveu incluir estranha modalidade ao tradicional jogo de golfe. (Foto: Reprodução)



Esse aí decidiu 'repousar' num ambiente bem 'tranquilo': uma turbina de avião. (Foto: Reprodução)

De acordo com reportagem publicada no Jornal britânico "The Sun", as regras dessa estranha modalidade exigem que as mãos dos participantes estejam retas e alinhadas junto ao corpo, com as palmas viradas para cima.

E tem gente posando em cima de cabines telefônicas, galhos de árvores e até descansando dentro de uma turbina de avião.

E você pode participar dessa brincadeira aqui no "Blog Canindé Agora". Mande uma foto sua ou de algum amigo fazendo alguma coisa parecida para o e-mail: canindeagora@yahoo.com.br, que nós iremos publicar no blog.