sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PEC dos vereadores só vale para 2012, diz TSE

Um dia depois de a Câmara dos Deputados aprovar em primeiro turno uma emenda à Constituição que prevê a criação imediata de 7.709 vagas de vereadores nas Câmaras Municipais, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, sinalizou que a medida, se votada em definitivo, só valeria para as próximas eleições.
Segundo Ayres Britto, a jurisprudência do órgão sustenta que uma emenda à Constituição pode criar novas vagas para vereadores, mas a mudança teria que ocorrer antes do pleito.
“Não vou me pronunciar sobre a constitucionalidade ou não desse projeto. O que posso dizer é que, de acordo com a jurisprudência do TSE, é possível o aumento do número de vereadores por emenda desde que passe a vigorar na legislatura subsequente”, afirmou.
“É preciso não confundir vereador suplente com suplente de vereador. Não existe vereador suplente e temos que nos perguntar: “Um suplente de vereador pode ser transformado em vereador por emenda?’ O que o TSE responde é que uma emenda não pode substituir a voz das urnas”, completou.
A emenda foi aprovada na Câmara por 370 votos a 32, com 2 abstenções, e ainda precisa passar por votação em segundo turno, prevista para o dia 22 ou 23, para ir à promulgação. O texto redimensiona o tamanho da maioria das Câmaras Municipais, aumentando cadeiras principalmente em municípios entre 50 mil e 1 milhão de habitantes.
Capitais como São Luís e Maceió, por exemplo, sairiam dos atuais 21 vereadores para 31. São Paulo e Rio de Janeiro permaneceriam com o mesmo número de vereadores, 55 e 51, respectivamente. A expectativa dos defensores da medida é que as Câmaras deem posse imediata aos suplentes assim que a emenda for promulgada. O texto fala em eficácia imediata, sem retroatividade de salários e benefícios. Mas até alguns que defendem a proposta reconhecem que sua eficácia será questionada judicialmente.
Vários deputados que são contrários à medida, como Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), afirmaram que vão ingressar com questionamentos nos tribunais superiores caso a emenda seja promulgada.
Já houve questionamentos ao TSE sobre a possibilidade da criação de vagas nas Câmaras e a resposta tem sido que isso é possível desde que a promulgação ocorra até a realização das convenções partidárias que antecedem as eleições.
O texto da emenda também reduz o limite de gastos das Câmaras Municipais, de até 8% da receita tributária e das transferências constitucionais a que o município tem direito para até 7%. Mas isso não garante economia, já que na média as Câmaras Municipais gastam abaixo do limite. Ou seja, na maioria dos casos há margem para aumento de despesas.

Mais uma mulher é assassinada em Canindé

Dessa vez a vítima foi a doméstica Francisca Danielle da Silva (29), doméstica. Ela foi assassinada nessa noite de quinta-feira, no bairro Palestina, pelo indivíduo conhecido apenas por “Teixeira do Salão”.
Segundo testumunhas, ele queria manter relações sexuais a força com a jovem, que acabou morta a faca. A Polícia de Canindé procura o acusado, informa o Comando de Policiamento do Interior (CPI).

Torres Gêmeas – Há 8 anos um atentado para não ser esquecido


Vídeo exibido pelo programa Fantástico da TV Globo no dia 16/09/2001 mostra como foi aquele dia.
Há exatos oito anos o mundo parou ao presenciar uma das mais marcantes cenas de atentados terroristas já vistas na história: uma série de ataques suicidas a um dos maiores símbolos do imperialismo norte-americano, as torres gêmeas do World Trade Center (WTC). Quem não se lembra onde estava naquela manhã de terça-feira, 11 de Setembro de 2001, no momento em que as torres caíram? Aos poucos as pessoas iam parando em frente às televisões acompanhando perplexas as cenas do desabamento como se aquilo fosse um grande filme de ficção e terror.
Usando canivetes, os suicidas sequestraram jatos comerciais, carregados de combustível, para realizar os atentados. Somente naquela manhã, cerca de três mil pessoas entre mulheres, homens e crianças morreram. Às 8h45 e com um Boeing 767-200 da United Airlines, que havia decolado de Boston para o vôo 175, rumo a Los Angeles, com 74 pessoas a bordo, os suicidas se chocaram contra a torre sul do WTC, em Nova York. No início, as pessoas procuravam entender o que estava acontecendo, parando para acompanhar as notícias que eram transmitidas ao vivo.


(Fonte: Com Agências)
(Foto: G1)

Canindé Fashion é tema de matéria no Diário do Nordeste

Ajudar a desenvolver a economia produtiva de moda e artesanato é a meta do Canindé Fashion. A segunda edição do evento acontece amanhã, a partir das 19 horas, no BNB Clube do município. A programação inclui desfiles de moda masculina e feminina, estandes de comercialização de roupas e artesanato, shows musicais, entre outras atrações. Sem contar com patrocínio direto, o Ceará Fashion cobra R$ 3 para a entrada no evento e arrecada alimentos não-perecíveis a serem destinados para os idosos que vivem no Lar de São José, nesta cidade.Segundo o produtor do evento, Antônio Rodrigues, realizador da feira, a expectativa é de que o Canindé Fashion receba um público de 1,5 mil pessoas, 500 a mais em relação a 2008. O número de lojistas participantes também deve triplicar comparado ao ano passado. Ele conta que o evento foi criado a partir da disciplina "Projeto Social", do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifect). Segundo ele, um dos principais desafios nas pequenas cidades é dar visibilidade ao comércio realizado de forma artesanal ou mesmo em pequena escala. "Decidi levar esse projeto que havia desenvolvido no curso para o comércio local de Canindé, como uma forma de divulgar melhor todos esses produtos que costumam não ter uma vitrine adequada no mercado".Os participantes do Canindé Fashion, como modelos que desfilam a produção em vestuário do município, atuam de forma voluntária, sendo que muitos deles são da própria comunidade. Eles receberam capacitação de modelos vindos de Fortaleza, que já atuam como profissionais. As bandas Código de Barras (local) e MS Splinter (de Fortaleza) garantem a animação do evento. "É uma festa que traz um cunho social muito forte, porque o que a gente quer é promover um salto de capacitação e qualificação profissional para todas as pessoas envolvidas", conta o produtor Antônio Rodrigues.
Mais informações
II Canindé Fashion
(85)8827.2488
(85)9924.7392
(Fonte: Caderno Regional - Diário do Nordeste)

TCM fiscalizará mais 21 municípios a partir de 2ª feira

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), dando continuidade às inspeções nos municípios cearenses, estará, a partir da próxima segunda-feira, fiscalizando a Prefeitura e Câmara dos municípios listados abaixo.

1) Alto Santo
2) Barbalha
3) Barroquinha
4) Baturité
5) Bela Cruz
6) Camocim
7) Carnaubal
8) Catunda
9) Chorozinho
10) Crateús
11) Farias Brito
12) Guaiúba
13) Ibiapina
14) Itarema
15) Limoeiro do Norte
16) Milhã
17) Nova Olinda
18) Pacatuba
19) Senador Pompeu
20) Ubajara
21) Várzea Alegre
* O TCM alerta: caso tenha denúncias ou informações, ligue para (85) 3230 5158 ou acesse www.tcm.ce.gov.br

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Peritos paralisam atividades nesta 6ª feira

Os servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) decidiram, nesta quinta-feira, em assembleia geral, paralisr atividades por 24 horas nesta sexta-feira. Com isso, são atingidas as atividades do IML, Perícia de Acidente de Trânsito, Balística e Instituto de Identificação.
Os peritos prometem greve geral caso o governo estadual não abra um canal de negociação. Estão paralisando os peritos legistas (odontólogos e farmacobioquímicos), peritos criminal, criminal auxiliar e auxiliar de perícia, que reivindicam o aumento de 116% aprovado ontem, pela Assembleia Legislativa, e que só beneficiou os peritos legistas médicos.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Poluição Sonora é o mais novo alvo da polícia

A algum tempo foi proibido aqui em Canindé o uso de paredões de som nas praças e em outros lugares e até deu certo. Depois de um certo tempo tudo voltou como era antes já prometendo voltar. Esse assunto já está gerando novamente uma grande polêmica na cidade. Segundo o Comandante do Ronda do Quarteirão em Canindé, Capitão Cavalcante, os policiais além de combater o crime propriamente dito também irão combater a poluição sonora em toda a cidade. Capitão Cavalcante diz que primeiro será feito um trabalho de concientização e orientação para num segudno momento a Lei possa ser aplicada.
Os Policiais que irão fazer a fiscalização estão se orientando na Lei Estadual 13.711 de 20 de Dezembro de 2005 que estabelece medidas de combate a poluição sonora gerada por estabelecimentos comerciais e por veículos no Estado do Ceará. Em seu artigo 1º a Lei diz o seguinte; Ficam expressamente proibidos, no Estado do Ceará, independente da medição de nível sonoro, utilizar quaisquer sistemas e fontes de som. Os estabelecimentos comerciais, com a finalidade de fazer propaganda publicitária e/ou divulgação de produtos ou serviços; Os carros de som, volantes ou assemelhados em vias públicas; os veículos particulares, em vias públicas, com volume que se faça audível fora do recinto destes veículos; Não estão sujeitos as proibições nesta lei os sons produzidos durante o período de propaganda eleitoral; os sons produzidos por sirenes e assemelhados utilizados nas viaturas; os sons propagados em eventos religiosos, populares e integrantes do calendário turístico e cultural do Estado do Ceará.
A grande preocupação é com a Festa de São Francisco, que já se aproxima, trazendo além dos romeiros muitos camelôs com seus suas caixas amplificadas, o que gera muito desconforto em muitas pessoas. Esperamos que a fiscalização oriente os visitantes sobre o assunto.

Programação oficial de Lula no Ceará

A programação será iniciada às 12h30min na cidade de Sobral (Zona Norte)com a visita às obras do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC). Lula também inaugura ali o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que irá oferecer cursos de nível técnico e superior.
O presidente vai inaugurar, por meio de vídeoconferência, o Campus do IFCE de Limoeiro do Norte. Quando estiveram em pleno funcionamento, os dois novos Campi trarão 2,4 mil vagas em cursos de educação profissional para o estado. O investimento em cada uma das escolas gira em torno de R$ 5 milhões.
Ainda em Sobral, Lula irá anunciar em Sobral um programa para construção de 20 novas escolas profissionalizantes em cidades do interior do Estado.
Em Fortaleza, às 17 horas, Lula fará visita às obras de Habitação e Urbanização da Bacia do Rio Maranguapinho, onde serão assinadas as ordens de serviços da Dragagem do Rio e dos Conjuntos Habitacionais Miguel Arraes e Raquel de Queiroz, que acontecerá no Conjunto Habitacional Patativa do Assaré, no bairro Bom Jardim.
Finalizando a programação no Estado, o presidente Lula fará inauguração do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA), Che Guevara, no antigo Clube de Regatas da Barra do Ceará. O Centro irá beneficiar a comunidade da SER I com toda infraestrutura e espaço para lazer, esporte e expressão cultural.

Esclarecimento sobre a enquete

O Blog Canindé Agora foi projetado e está dando certo, atingindo mais de 5 mil acessos em pouco mais de 2 meses. Publicamos matérias sobre vários temas, inclusive sobre a administração municipal e em alguns casos sendo questionadas. O nosso mural de recados é um espaço democrático onde qualquer pessoa pode participar e opinar sobre qualquer assunto, inclusive relacionados ao Blog. Nesses últimos dias o Blog Canindé Agora vem sendo criticado e acusado de favorecer "partes", pela retirada da enquete publicada no dia 27 de agosto e que terminou no dia 1 de setembro, sobre a avaliação dos 8 primeiros meses da administração municipal onde mais de 80% consideraram ruim ou péssima, sendo até citada em um Blog de uma cidade da Região Metropolitana de Fortaleza . Todas as enquetes publicadas no Blog tem um prazo de 5 dias para que os internautas possam participar e votar ficando no espaço "Enquete Anterior" num prazo indefinido, podendo ficar de 2 a 5 dias, sendo que nenhuma enquete (exceto a "tal" enquete polêmica) foram mostradas também como postagem. A nossa intenção é levar notícias de qualidade, com fotos de qualidade e que os internautas possam lê-las e questioná-las quando bem entenderem. Outras enquetes virão e outras polêmicas virão, mas enquanto isso o Blog Canindé Agora vai continuar se comportando da mesma maneira de sempre, divulgando o que acontece na cidade de Canindé e em toda a Região.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PEC dos vereadores pode ser votada na quarta - feira

A votação da PEC 336/09, que aumenta o número de vereadores no Brasil, é o destaque do Plenário na Semana da Pátria. Os deputados devem votar a matéria em primeiro turno em sessão extraordinária na quarta-feira (9).
Para as sessões ordinárias, estão previstas as votações dos destaques à Medida Provisória 465/09, que tranca a pauta, e três projetos de lei com urgência constitucional vencida. Em protesto contra o regime de urgência determinado pelo governo para os quatro projetos com o marco legal para exploração do pré-sal, a oposição declarou que vai obstruir os trabalhos.
A PEC 336/09 é oriunda do Senado e resulta do desmembramento da PEC 333/04, aprovada pela Câmara no ano passado. Ela aumenta de 3 para 24 as faixas de distribuição do número de vereadores que os municípios podem ter com base na população. Isso representará cerca de oito mil vagas a mais que as existentes.
O substitutivo do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), pela comissão especial que analisou o assunto, incorpora, sem mudança de mérito, a PEC 379/09. Ela também é do Senado e propõe limites menores de gastos com câmaras municipais.