quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Nova pesquisa eleitoral promete movimentar cenário político no Ceará

Uma pesquisa eleitoral que deverá ser divulgada nos próximos dias promete movimentar o cenário política da disputa eleitoral para o Governo do Estado do Ceará e à presidência da República. No âmbito do Palácio do Planalto, o avanço dos números referentes a pré-candidatura do deputado Ciro Gomes preocupa o Partido do Trabalhadores.
No Ceará, o anúncio do Senador Tasso Jereissati de que estaria à disposição do PSDB, já preocupa a base governista.
(Portal Ceará Agora)

IFCe de Canindé inscreve para vestibular


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Canindé inscreve para os exames de seleção e vestibular 2010.1. Ao todo, estão sendo oferecidas 120 vagas, sendo 60 para o curso técnico de eventos e 60 para o curso superior Licenciatura em Educação Física. Estes são os primeiros concursos do Campus, que entrará em funcionamento em 2010.
As inscrições devem ser feitas apenas pela internet no site
www.ifce.edu.br e prosseguirão até o dia 10 de novembro. Os dois cursos terão aulas pela manhã. As taxas de inscrição para os processos seletivos são de R$ 60,00 para o Vestibular e de R$ 35,00 para o Exame de Seleção. Para se inscrever no exame de seleção é necessário ter concluído pelo menos o primeiro ano do ensino médio. Para concorrer ao vestibular, é necessário ter concluído o ensino médio ou curso equivalente.
As provas do exame de seleção acontecerão numa única fase nos dias 13 de dezembro (domingo), das 8 às 12 horas). As provas do vestbiular estao marcadas, numa única fase, para o dia 20 de dezembro, das 8 às 12 horas.
SERVIÇO
* Mais informações no CREDE 7 pelos telefones: (85) 3343.6812 e 3343.6815.
(Blog do Eliomar)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Projeto que restabelece diploma de jornalista será votado nesta 4ª feira

O projeto que restabelece a obrigatoriedade do diploma de bacharel para o exercício da profissão de jornalista será votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na quarta-feira. O parecer do relator, deputado Maurício Rands (PT-PE), é favorável à constitucionalidade da matéria.
O deputado alega que a PEC 386/09 não ofende as cláusulas invioláveis da Constituição: forma federativa do Estado, voto direto, secreto, universal e periódico, a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais. Em junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) acabou com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, com o entendimento de que a exigência feria a liberdade de expressão prevista na Constituição.
O deputado cita trecho do voto do ministro Marco Aurélio, o único do STF que decidiu pela manutenção do diploma. “O jornalista deve ter uma formação básica, que viabiliza e atividade profissional, que repercute na vida dos cidadãos em geral”, disse o ministro. “Tendo o profissional um nível superior, estará mais habilitado à prestação de serviços profícuos à sociedade brasileira”, completou. O relatório de Rands afirma que a obrigatoriedade do diploma não revoga o direito ao exercício da profissão dos jornalistas que tenham registro precário.
(Blog da Folha)