sábado, 9 de outubro de 2010

Missa do Vaqueiro renova a tradição

Aconteceu, hoje, 10 horas, na Igreja de São Pedro, em Canindé, a 40ª edição da tradicional Missa do Vaqueiro. O evento faz parte da programação da romaria em homenagem a São Francisco das Chagas. A festa foi iniciada na última quinta-feira e prossegue até o dia 17 de outubro.

Este ano, a festa em homenagem ao vaqueiro, maior símbolo vivo do sertão nordestino, saiu do Parque de Exposição Francisco Diassis Bessa Xavier, às 8 horas. O cortejo percorreu a Avenida São Francisco, ruas Joaquim Magalhães, Romeu Martins, Joaquim Custodio, José Veloso Jucá, Travessa J. Pinto até chegar na Igreja de São Pedro, totalizando um percurso de cinco quilômetros.

Histórico

A celebração começou a integrar o calendário da festa em 1970, por intermédio do poeta popular Raimundo Marreiro, já falecido, do executivo Juarez Coutinho e da vaqueira (hoje Mestra da Cultura do Ceará) Dina Maria Martins. A ideia é manter viva uma tradição entre vaqueiros e a fé.

De acordo com Dina Martins, a primeira missa foi celebrada em 1º de outubro daquele ano, pelo então vigário da Paróquia de São Francisco, frei Lucas Dolle. Em 1976, devido ao grande sucesso da festa, a missa e a cavalgada da fé contaram com a presença do inesquecível "Rei do Baião", Luiz Gonzaga, grande divulgador dos temas e tradições do sertão.

Os festejos são coordenados pela Associação dos Vaqueiros de Canindé, com o apoio da Cavalaria Montada da Policia Militar, Guarda Municipal e batedores da Polícia Militar. A quarta edição da Missa dos Vaqueiros terá a participação do pároco e reitor do santuário de São Francisco, frei João Amilton dos santos. Para Dina Martins, a missa é uma forma de render homenagens a um dos santos mais populares do Nordeste e valorizar a tradição do ofício de vaqueiro.

"Estamos realizando mais uma missa na maior romaria franciscana das Américas, e esperamos contar com a participação de 1.500 vaqueiros de vários Municípios do Ceará. A missa é uma forma de agradecimento a São Francisco por tudo de bom que ele nos proporciona durante o ano, principalmente na proteção divina, quando estamos na luta diária entre cavalo e gado", ressalta a integrante da Associação.

Homenagem

Canindé é o único Município do Ceará que tem uma data especial para celebrar a coragem e determinação do vaqueiro. "Nossa categoria comemora uma data especial, no dia 22 de agosto, Dia do Folclore, conforme a lei Municipal 2.051, de 29 de abril de 2008", afirma a vaqueira Dina Martins.

Hoje, o Diário do Nordeste será homenageado pelos vaqueiros. É uma forma de reconhecimento ao trabalho de cobertura da Festa de São Francisco, feito pelo jornal todos os anos. A comenda será entregue após a celebração eucarística.

A romaria entra hoje no seu terceiro dia de celebração. Ontem, na primeira novena, o tema foi: "São Francisco espelho da solidariedade para com a pobreza", em que o Estado do Ceará foi homenageado. O pregador da novena foi dom José Hering, bispo da Diocese de Limoeiro do Norte, e os responsáveis pela celebração foram membros da Pastoral da Educação, Escolas do Município, Estaduais e Particulares.

Hoje, no terceiro dia da festa, a novena será de responsabilidade da Pastoral Catequética e Pastoral do Batismo. A pregação será de padre Cláudio Kramer, de Piripiri no Piauí. O tema é: "São Francisco espelho da solidariedade para com as necessidades da Igreja". O Estado homenageado será o Piauí, de onde centenas de romeiros vêm para pagar promessas e renovar a devoção ao santo.

Quem passou ontem pela cidade foi o governador reeleito Cid Gomes, que veio cumprir sua devoção a São Francisco e visitar os amigos franciscanos. Ele assistiu à missa, participou das homenagens pelos 120 anos do painel do santo e depois foi recebido pelos freis João Amilton dos Santos e Jean de Sousa. Cid Gomes disse à reportagem que sua vinda a Canindé foi uma visita espiritual. "Vim pedir forças a São Francisco para continuar nessa luta para melhorar o Ceará", disse Cid Gomes, que foi reeleito para mais quatro anos de governo.

A devoção a São Francisco das Chagas de Canindé já acontece há 252 anos.

Participação

1500 vaqueiros de diversas regiões do Ceará devem seguir para Canindé a fim de participar da Missa do Vaqueiro, que ressalta a religiosidade popular e as tradições do sertão

MAIS INFORMAÇÕES

Santuário de São Francisco das Chagas, Praça da Basílica
(85) 3343.0774
Canindé-CE

(Fonte: Diário do Nordeste)

Polícia faz operação especial em Canindé e apreende drogas e armas


O Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceara, realizou operação contra o tráfico de drogas no município de Canindé (115 quilômetros da Capital), que recebe caravanas de romeiros de vários pontos do País em clima de festa de São Francisco das Chagas, o padroeiro. Aproximadamente 200 homens das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense, em 50 viaturas, percorreram 40 locais identificados como ponto de venda de drogas na cidade.

Segundo o gestor operacional do GGI, delegado Harley Alencar, foram apreendidas 12 armas de fogo, sendo nove espingardas artesanais. Também um quilo de maconha, 700 gramas de cocaína e 200 gramas de crack foram encontrados. “Nossa operação levará mais tranquilidade durante os festejos a São Francisco, quando a cidade recebe milhares de romeiros”, lembra Harley.

Somente em uma das bocas de fumo três pessoas foram presas. No total, a operação em Canindé resultou em nove prisões em flagrante por tráfico ou posse ilegal de armas de fogo. Devido ao grande número de policiais empregados, os criminosos não reagiram, mas um, de nome ainda não revelado, ao perceber a vinda dos policiais ingeriu, segundo a namorada dele, seis papelotes de cocaína. Os policiais o encontraram quase tendo um ataque cardíaco, encaminharam ao hospital, mas ele não resistiu, destaca Harley Alencar.

As investigações do levantamento das bocas de fumo tiveram início há três meses, sendo realizadas por homens da delegacia Regional de Canindé, sob o comando do delegado Dionísio Aguiar, e policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar de Canindé. Com os dados levantados, a Justiça autorizou o cumprimento dos 40 mandados de busca e apreensão em bairros de Canindé, como Santa Luzia, João Paulo II e Centro.

RESULTADO DA OPERAÇÃO

1 Kg de Maconha
700 gramas de Cocaína
200 gramas de Crack
12 armas (3 revólveres calibres 32 e 9 espingardas artesanais)
244 munições (para calibre 12, 20, 22, 32, 36 e 38)
55 tubos de pólvoras
8 armas brancas
R$ 2.677, 50 em cédulas e moedas
74 carregadores celulares
20 pássaros silvestres

(Fonte: SSPDS - Foto – Divulgação)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Festa de São Francisco de Canindé é transmitida pela internet

Emissoras de rádio da cidade de Canindé estão transmitindo toda a programação da Festa de São Francisco de 2010. A rádio São Francisco, que pertence à Paróquia, tem uma programação totalmente dedicada à Festa, e essa programação pode ser ouvida no site: www.sistemadecomunicacao.com/rsf.

A emissora é responsável pela transmissão de missas, novenas além de oferecer notícias sobre a romaria diariamente e várias vezes aos dia, tudo isso para que aqueles que moram longe da cidade possam também participar dos festejos do santo.

Outras emissoras também tem uma programação totalmente voltada para esse período. É o caso da Rádio Aquarela FM que também tem sua programação transmitida pela internet pelo site: www.aquarelacaninde.blogspot.com.

Ceará é o estado que mais aprovou candidatos "fichas-sujas" nas eleições

Levantamento realizado pela Folha de São Paulo revela que os eleitores de todo o país aprovaram 51 candidatos barrados com base na Lei da Ficha Limpa, que podem ocupar vagas ou serem suplentes, se em última instância a Justiça decidir que a nova legislação não é aplicável aos casos deles ou é inscontitucional.

O Estado do Ceará foi o que mais aprovou considerados "fichas-sujas" nas eleições. Nove candidatos nessa situação poderão recorrer à Justiça para tentar tomar posse, após serem bem votados pelos cearenses, informa a Folha.

Em São Paulo, sete políticos com candidaturas indeferidas pelo TRE por conta da lei tiveram boas votações.

O mais bem-sucedido foi o deputado federal Paulo Maluf (PP), que tenta a reeleição. Ele obteve a terceira colocação na preferência dos paulistas, com 497 mil votos.

Os eleitores de todo o país reprovaram nas urnas 75% dos candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa pela Justiça Eleitoral.

Ao todo, 157 políticos considerados "fichas-sujas" não conseguiram votos suficientes para serem titulares ou suplentes de cargos caso consigam derrubar nos tribunais as decisões que indeferiram suas candidaturas.

(Fonte: Ceará Agora)

Greve dos bancos prejudica a romaria de Canindé

Não é de hoje que os bancos entram em greve justamente durante os festejos de São Francisco. A cidade conta com quatro agências bancárias: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco e Banco do Nordeste, além de 1 agência lotérica e mesmo assim não dá conta da população da cidade, imagine dos visitantes.
A greve dos bancários geralmente acontece entre os meses de setemnbro e outubro, meses em que acontece romaria de Canindé. Os turistas e romeiros são os principais prejudicados, pois não irão dispor de uma maior comodidade ao retirar qualquer quantia nas agências bancárias de Canindé. Apenas alguns caixas eletrônicos estão funcionando, mas nem todos dispõe de dinheiro.
São esperados no período de Festa cerca de 1 milhão de romeiros e turistas.

SSPDS desencadeia operação de combate ao tráfico em Canindé

Em Canindé, cerca de 200 homens das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense do Ceará (Pefoce), em 50 viaturas, percorreram 40 locais identificados como ponto de venda de drogas na madrugada desta sexta-feira (8). O trabalho foi uma ação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Segundo o gestor operacional do GGI, delegado Harley Alencar, foram apreendidas 12 armas de fogo, sendo oito espingardas artesanais; um quilo de maconha, 700 gramas de cocaína e 200 gramas de crack. “Certamente nossa operação levará mais tranquilidade durante os festejos alusivos a São Francisco, quando a cidade recebe milhares de romeiros”, lembra Harley Alencar.

Durante a operação sete pessoas foram presas em flagrante, acusadas de tráfico de droga e posse ilegal de armas de fogo. Devido ao grande número de policiais empregados, os criminosos não reagiram. Um suspeito, porém, ao perceber a aproximação dos policiais ingeriu a droga. Segundo a namorada dele, o homem (nome não revelado) engoliu seis papelotes de cocaína. “Os policiais o encontraram quase tendo um ataque cardíaco, encaminharam ao hospital, mas ele não resistiu”, lembrou Harley Alencar.

As investigações do levantamento dos pontos de venda de droga começaram há três meses, sendo realizadas por homens da Delegacia Regional de Canindé, sob a coordenação do delegado Dionísio Aguiar, e policiais militares lotados no 4º BPM. Com os dados levantados, a Justiça autorizou o cumprimento dos 40 mandados de busca e apreensão nos bairros Santa Luzia, João Paulo II e Centro.

(Fonte: Jangadeiro OnLine e SSPDS)

Basílica lota com fiéis para louvar São Francisco

A fé nordestina é renovada em mais uma Romaria de São Francisco, aberta com caminhada e missa

O negrume da noite ainda não havia se dissolvido no céu quando a Basílica de Canindé se encheu de luz para receber os fiéis no primeiro dia da Festa de São Francisco das Chagas. Na madrugada de ontem, moradores de Canindé e romeiros de vários Estados se dirigiram à praça para assistir à abertura da festa. O hasteamento das bandeiras foi seguido de uma missa às 4 horas, celebrada pelo reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos, que espera de 800 mil a um milhão de visitantes nos próximos dez dias.

"São Francisco nos ensina a sempre ter confiança em Deus, mesmo nos momentos de dor e sofrimento, e acredito que é isso que atrai tantos fiéis. Num mundo rodeado de coisas superficiais, ele nos convida a viver o Cristo pobre e fraterno", define o reitor. Após a missa, as portas do Santuário foram abertas para visitação. Centenas de romeiros encheram os bancos e se dirigiram ao altar para fazer suas preces.

Vestes marrons

A devoção se revela de diversas maneiras. Aos que portavam as tradicionais vestes marrons do santo se juntavam pessoas com celulares e câmeras fotográficas, registrando cada momento e adicionando novas formas de demonstrar o sagrado.

Os males do corpo e do espírito curados por São Francisco ganhavam forma no entalhe da madeira, transformados em ex-votos depositados na Casa dos Milagres. Outros depositam mechas de cabelo de si e dos parentes que não puderam fazer a romaria neste ano.

"Nasci e me criei em Canindé, e o nome nem precisa dizer de onde vem", brinca a aposentada Francisca de Sousa Soares, de 82 anos, que mora há mais de 30 em Fortaleza. Não perde uma festa de São Francisco, apesar da idade. Quando perguntada sobre o que sentia quando entrava no Santuário, o riso se transformou em lágrimas.

"Sinto muita saudade quando venho aqui. Hoje estou quase só, meu marido faleceu e sinto muita falta. Mas eu tenho meu São Francisco, que sempre me ouve quando peço alguma coisa", desabafa, voltando a sorrir.

Coração confortado

Durante todo o dia de ontem, outros Franciscos, Franciscas e Claras (em homenagem à Santa Clara, prima e apoiadora de São Francisco) mostraram que nenhum sacrifício é grande demais para aquele que, tão prontamente, atende pedidos e conforta corações.

Outras três missas foram celebradas, ontem, às 7h, 9h e 16h, além de uma procissão com o painel de São Francisco pelas ruas de Canindé. Nos demais dias, a programação começa às 5 horas, com a realização da Via Sacra na Avenida Francisco Cordeiro Campo, seguida por missas de hora em hora na Basílica.

A 252ª Romaria de São Francisco prossegue até o próximo dia 17. No período, a programação também inclui novenas, missas e confissões. Estas acontecem de 8h as 11h e de 11h as 16h, na Basílica de Canindé. No Complexo São Damião, acontecem os batizados, sempre no horário de 10h as 15h.

MAIS INFORMAÇÕES

Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé
(85) 3343.0017
(85) 3343.0447

PAGADORES DE PROMESSA

Fama de "milagreiro" é crescente

Canindé.
O primeiro milagre teria acontecido no século XVIII, ainda na reforma da primeira igreja erguida por Francisco Xavier. Um operário caiu de cima da torre e gritou o nome de São Francisco das Chagas. Imediatamente o corpo ficou preso numa trave, antes de chegar ao chão. Desde então, a cada ano, a fama de milagreiro do santo só aumenta, testemunhada por aqueles que não hesitam em ferir a própria carne para demonstrar sua fé e gratidão.

Há os que prefiram agradecer e fazer suas preces discretamente, nem gostam de dizer qual foi o milagre, alegam que a questão é entre eles e o santo. Já a estudante Francisca Clara Guilhermino deixa sua fé mais que evidente: vestiu a si e à sobrinha Maria Leidiane, de apenas um ano, com o hábito marrom e cordão branco na cintura. Mesmo sem idade para entender, começava para aquela criança uma história de devoção.

"Ela levou uma queda feia de moto, foi para o hospital duas vezes, a gente já estava se desesperando. Foi quando eu fiz uma promessa para São Francisco e ela ficou boa. Não tenho nem palavras para explicar, minha família toda é devota de São Francisco", explica.

Vindo de Batalha, no Estado do Piauí, o ambulante Francisco Vianna também se vestiu com a cor do santo dos pobres, "até a japonesa eu comprei marrom para vir a Canindé, mas deixei no abrigo". O motivo de não trazer o chinelo foi a forma de cumprir sua promessa: percorrer o trajeto do primeiro degrau da Basílica até o altar de São Francisco de joelhos.

Na última Semana Santa, Francisco Vianna fraturou o braço direito num acidente. Precisou ir para Teresina para recolocar o ombro, que tinha sido deslocado. Passou 22 dias com o braço engessado e um mês com o membro numa tipoia.

"A médica disse que havia o risco de eu perder os movimentos da minha mão. Eu chorava dia e noite, por causa da dor e do medo de fazer a operação e piorar". O vendedor ambulante conta que não conseguia fazer tarefas simples, como abotoar uma camisa ou abrir uma simples embalagem.

Foi quando ele se lembrou de se valer de São Francisco, a quem já havia recorrido em outras situações. Hoje ele mostra, emocionado, como consegue levantar o braço acima do ombro, algo que há poucos meses não conseguia fazer. "Ainda estou com três dedos um pouco dormentes, mas tenho fé de que vou conseguir voltar a mexer. Sempre venho a Canindé, e São Francisco nunca me faltou".

Neste período do ano, Canindé se transforma em um grande palco de pagadores de promessas. Cada um tem uma história de vida para contar, repleta de sofrimentos, já superados ou amenizados, por meio da clemência ao santo.

É o povo nordestino mostrando que, além da medicina dos homens, há uma mais poderosa, ativada pela fé.

(Fonte: Diário do Nordeste)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Governador Cid Gomes paga promessa em Canindé


O governador Cid Gomes está em Canindé para pagar promessa feita a São Francisco. Com ele, estão alguns parlamentares eleitos e reeleitos.

Cid Gomes, que é bastante devoto do santo e até anda com fitinha amarrada num dos pulsos, está todos os anos na cidade participando da romaria.

A promessa, claro, só pode ter sido para ele sair vitorioso nas urnas e deve ter ficado mais forte após a eleição dos seus dois braços, Eunício Oliveira e José Pimentel, senadores eleitos.

Emissoras de rádio transferem estúdios para a praça da Basílica


Acontece todo ano; As emissoras de rádio de Canindé esquecem seus estúdios locais e transferem todas as suas estruturas para a praça da Basílica, na intenção de transmitir com mais agilidade os fatos que acontecem durante o período de romaria. Logo na abertura oficial da Festa que aconetece de madrugada, os profissionais já ficam de prontidão em seus estúdios para noticiar o inicio dos festejos de São Francisco. Os estúdios isntalados na praça têm estruturas de fazer inveja a muitas emissoras pequenas espalhadas por aí. Estúdios com ar - condicionado, computadores de última geração, linha telefônica, viaturas, locutores e repórteres, tudo isso para não deixar passar nada. A pioneira nessa "nova onda" é a Rádio Jornal, que possui um trailer que serve como estúdio móvel e já está fazendo a cobertura da Festa a bastante tempo. Outras emissoras também aderiram: Rádio São Francisco, Aquarela FM, FM Líder e Rádio Vanguarda.

(Foto: Equipe das rádios Líder FM e Vanguarda AM)

Nova seleção para alfabetizadores em Canindé

A Secretaria da Educação Infantil e Fundamental de Canindé lançou o Edital 002/2010, que estabelece critérios para a Seleção de alfabetizadores bolsistas do Programa Brasil Alfabetizado, ano 2010.

As inscrições estarão abertas no período de 18 a 29 de outubro, no horário de 08 às 13 horas, junto à Coordenação do Brasil Alfabetizado. No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar cópias do RG, CPF e Título de Eleitor com comprovante de votação, além de comprovar formação mínima de nível médio.

As provas acontecerão no dia 06 de novembro de 2010, no auditório da Secretaria da Educação, e os resultados divulgados no dia 12 do mesmo mês.

O Programa Brasil Alfabetizado 2010 terá duração máxima de oito meses, contados a partir da data de início das aulas, e os alfabetizadores bolsistas classificados cumprirão carga horária de 10 horas/aula semanais.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação do Programa Brasil Alfabetizado da Secretaria da Educação de Canindé.

(Clara Moura - Assessoria de Comunicação)

Fiéis já lotam Canindé

“Eu venho porque tenho vontade de vir. E enquanto eu tiver forças e puder andar, venho pra Canindé para saudar São Francisco”. A declaração é do aposentado Luis Rodrigues da Silva, 77, que mora em Bacabal (MA). Ele está hospedado no abrigo Santo Antônio um dos dois mantidos pela Paróquia de Canindé e que fica lotado na festa de São Francisco.

Não só romeiros do Maranhão, mas de outras localidades do Ceará e do Nordeste, começam a chegar para os 10 dias de festejos, com novenas, procissões, via-sacras, adorações e missas. A festa começa hoje e só acaba no dia 17. “A gente vem sempre para a abertura da festa que este ano mudou por causa das eleições. Foi bom porque participamos da novena na capela da cidade onde moramos”, disse Francisca das Chagas Rodrigues, 61, de Batalha (PI).

Do município, ontem chegou a Canindé um pau-de-arara conduzindo 90 romeiros. Muitos para pagar promessas como Miriam Rodrigues, 35, que viajou com dois dos três filhos. Vestida com uma roupa imitando a usada por Francisco de Assis ela disse se cura de depressão graças as orações que fez ao padroeiro. “É a primeira graça que eu alcanço”.

Os dois abrigos são gratuitos e os devotos têm à disposição quartos, grandes alpendres para armarem redes, banheiros, cozinha e estacionamentos. Na cidade, há ainda várias pousadas e hotéis. Muitos romeiros se abrigam também dentro da Basílica ou em torno do santuário.

(Fonte: O POVO)

Jovem de 23 anos é atropelado e morto na BR-020 em Canindé

Motorista atropelador fugiu sem prestar socorro à vítima

Francisco Valdeano Santos Silva, 23, foi atropelado e morto, na noite de quarta-feira (6), no quilômetro 295 da BR-020, em Canindé, no Sertão Central. O motorista atropelador fugiu do local sem prestar socorro à vítima.

A marca e placas do veículo não foram identificadas. O corpo do jovem foi encontrado por populares, que acionaram a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A falta de iluminação no trecho pode ter contribuído para o acidente fatal.

(Fonte: Jangadeiro OnLine)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Festa de São Francisco das Chagas 2010 - Veja a programação completa


Tema: "São Francisco: espelho da solidariedade"

Temos a alegria de lhe trazer, devoto e devota de São Francisco, a trazer a Programação da Festa e Novena do Padroeiro Franciscano, São Francisco das Chagas de Canindé.

PROGRAMAÇÃO/2010

07/10 (Quinta-feira) - Abertura dos festejos, às 4h da manhã, com hasteamento das bandeiras e Celebração Eucarística presidida por Frei João Amilton e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.

Responsável: Grupo Vozes do Santuário

08/10 (Sexta-feira) - 1º Dia da Novena

Subtema - "São Francisco: espelho da solidariedade para com a pobreza"

Texto franciscano: Tomás de Celano,vida II, Cap 25,55 - págs. 328 e 329

Texto Bíblico: Lucas 21, 1-4

Grupo de cânticos: Shalom

Pregador: Dom José Haring (Limoeiro do Norte/CE)

Responsáveis: Pastoral da Educação, Escolas municipais, estaduais e particulares

Estado homenageado: Ceará

09/10 (Sábado) - 2º Dia da Novena

Subtema - "São Francisco: espelho da solidariedade para com as necessidades da Igreja"

Texto Franciscano: Livro Francisco, o irmão sempre alegre págs. 27 e 28

Texto bíblico: João 2, 13-22

Responsáveis: Pastoral Catequética e Pastoral do Batismo

Grupo de cânticos: São José

Pregador: Fr. Cláudio Kramer (Piripiri/PI)

Estado homenageado: Piauí

10/10 (Domingo) - 3º Dia da Novena

Subtema - "São Francisco: espelho da solidariedade para com os doentes"

Texto franciscano: Livro "Francisco, o irmão sempre alegre." págs. 22 e 23

Texto bíblico: Lucas 5, 12-16

Responsáveis: Pastoral da Saúde e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

Grupo de cânticos: São Tarcísio

Pregador: Pe. Watson Holanda (Fortaleza/CE)

Estado homenageado: Bahia

11/10 (Segunda-feira) - 4º Dia da Novena

Subtema - "São Francisco: espelho da solidariedade para com a mãe terra"

Texto franciscano: Espelho da perfeição pag. 978 4º parágrafo

Texto bíblico: Gênesis 1, 9-13

Responsáveis: MST (Movimento dos Sem Terra) e STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais)

Grupo de cânticos: Irmão Sol

Pregador: Pe. Orsinir Nuvens Linard (Fortaleza/CE)

Estado homenageado: Sergipe

12/10 (Terça-feira) - 5º Dia da Novena

Subtema - "São Francisco: espelho da solidariedade e devoto da mãe de Jesus"

Texto franciscano: Tomás de Celano segundo livro capítulo 150 págs 427 e Escritos de São Francisco cap. 24 págs 165

Texto bíblico: Lucas 1, 46-55

Responsáveis: ECC (Encontro de Casais com Cristo) e Movimento do Terço dos Homens

Grupo de cânticos: JAM (Juventude de Ação Mariana)

Pregador: Pe. Flávio (Mossoró/RN)

Estado homenageado: Pernambuco

13/10 (Quarta-feira) - 6º Dia da Novena

Subtema - "São Francisco: espelho da solidariedade para com os animais"

Texto franciscano: Revista São Francisco o poeta da criação, pg 27 e 28

Texto bíblico: Gênesis 1, 24-25

Responsáveis: Conselhos de Pastoral da Comunidade dos Bairros

Grupo de cânticos: Coração de Jesus

Pregador: Dom José Luiz, Bispo Auxiliar (Fortaleza/CE)

Estado homenageado: Alagoas

14/10 (Quinta-feira) - 7º Dia da Novena

Subtema - "São Francisco: espelho da solidariedade e exemplo de missionário"

Texto franciscano: Revista "São Francisco o poeta da criação", pág. 28

Texto bíblico: Mateus 10, 7-13

Responsáveis: Pastoral Missionária, Infância Missionária e Pastoral do Dízimo Grupo de cânticos: Virgem dos Pobres

Pregador: Fr. Marconi Lins, Ofm (Recife/PE)

Estado homenageado: Rio Grande do Norte

15/10 (Sexta-feira) - 8º Dia da Novena

Subtema - "São Francisco: espelho da solidariedade com os menos favorecidos"

Texto franciscano: Cadernos franciscanos, págs. 18 e 19

Texto bíblico: Marcos 10, 46-52

Responsáveis: Pastoral Social e Pastoral da Criança

Grupo de cânticos: Santa Clara

Pregador: Pe. Nicodemos Pereira da Silva (São José de Piranhas/PB)

Estado homenageado: Paraíba

16/10 (Sábado) - 9º Dia da Novena

Subtema - "São Francisco: espelho da solidariedade até com a irmã morte"

Texto franciscano: Próprios da celebração do trânsito

Texto bíblico: João 12, 23b-26

Responsáveis: Família Franciscana (OFM, Clarissas, SMIC,OFS e JUFRA)

Grupo de cânticos: Teófilo

Pregador: Fr. Beto Breis (Fortaleza/CE)

Estado homenageado: Maranhão

17/10 (Domingo) - Dia da Festa

Leituras próprias do domingo

1ª leitura (Êxodo 17,8-13) / *2ª leitura (2 Timóteo, 3,14-4,2)

Evangelho (Lucas 18,1-8)

Orações da solenidade de São Francisco

Obs: Neste dia todas as celebrações serão festivas e às 16h acontecerá a CELEBRAÇÃO DE ENCERRAMENTO da Festa, com PROCISSÃO pelas ruas da cidade.

Presidente da Celebração: Frei Marconi Lins e concelebrantes

Responsáveis: Família Franciscana e Grupo Vozes do Santuário de São Francisco.

Procissão: Todos os grupos de cânticos da Paróquia.

Responsáveis pela Adoração ao Santíssimo Sacramento durante as Novenas da Festa de São Francisco

08/10 - Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

09/10 - Renovação Carismática Católica

10/10 - OFS e JUFRA

11/10 - ECC

12/10 - Congregação Mariana

13/10 - Acolitato São Tarcísio

14/10 - Pastoral da Saúde

15/10 - Religiosas

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

ABERTURA DA FESTA no dia 07 de outubro, às 4h da manhã, com Hasteamento das Bandeiras e Celebração Eucarística.

NOVENAS, dos dias 08 a 16/10 - às 18h, na Praça dos Romeiros.

PROCISSÕES: Com o Painel e com a Imagem de São Francisco:

- Dia 07/10, às 18h - PROCISSÃO com o Painel de São Francisco saindo da Basílica, percorrendo as ruas: Aristides Rabelo, Av. José Veloso Jucá, Joaquim Custódio, Romeu Martins, João Pinto e Basílica.

- Dia 08 a 16/10, às 17h30min - PROCISSÃO com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica pelas ruas: Gervásio Martins, Calçadão do Romeiro e Praça dos Romeiros. Retornando após a novena pelas ruas: Av. Francisco Cordeiro Campos, Gervásio Martins, até a Basílica.

- Dia 17/10, Missa de Encerramento, 16h, na Praça da Gruta, transmitida pela Rede Vida de Televisão e logo após acontecerá a PROCISSÃO com a Imagem de São Francisco, pelas principais ruas da cidade.

HORÁRIOS DAS MISSAS:

- Basílica / Praça da Gruta: 5h, 7h, 9h, 11h e 16h

- Igreja do Monte: 6h e 15h

- Igreja das Dores: 8h, 10h e dos dias 14 a 16/Outubro, às 15h

- Igreja de São Pedro: 10h (nos dias 13 a 16/Outubro)

OBS: Dia 17/10 acontecerão MISSAS FESTIVAS a partir das 4h.

CONFISSÕES: Dos dias 07 a 17/10, das 5h às 11h e das 14h às 17h30min, no Complexo São Damião, ao lado da Basílica.

BATIZADOS: Todos os dias, às 10h e às 15h, no Complexo São Damião. Os batizados só serão realizados com a apresentação do documento de autorização do seu respectivo pároco.

VIA-SACRA: Dos dias 08 a 16/10, às 5h, na Av. Francisco Cordeiro Campos, encerrando com a Celebração Eucarística, na Igreja do Cristo Rei (Monte).

MISSAS DEDICADAS:

08/10 - COMERCIANTES, às 16h, Praça da Gruta

09/10 - VAQUEIROS, às 10h, Capela de São Pedro

* ARTISTAS, às 16h, Praça da Gruta

10/10 - PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, às 16h, Praça da Gruta

11/10 - PROFISSIONAIS da SAÚDE e PASTORAL da SAÚDE, às 16h, na Praça da Gruta

12/10 - COMUNICADORES, às 16h , Praça da Gruta

13/10 - TAXISTAS, MOTO-TAXISTAS e MOTORISTAS, às 16h, Praça da Gruta

14/10 - CAMPONESES, STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) e MST (Movimento dos Sem Terra), às 16h, na Praça da Gruta

15/10 - PROFESSORES, às 16h, na Praça da Gruta

16/10 - ROMEIROS, às 16h, na Praça da Gruta

MISSA DE ENCERRAMENTO:

Dia 17 de Outubro, às 16h, na Praça da Gruta, transmitida pela REDE VIDA de Televisão.

Festa em Canindé começa amanhã

A Basílica de São Francisco, em Canindé, passou por reformas para acolher os milhares de romeiros de todo o País que participam, até o dia 17 próximo, da festa em honra do santo protetor dos pobres e do meio ambiente


Os devotos de São Francisco das Chagas que moram nas localidades próximas a Canindé, hoje, preparam suas bandeiras, ensaiam os cânticos e louvores. Eles vão passar a noite e a madrugada caminhando rumo à praça da Basílica dedicada ao santo, localizada no centro da cidade. Ali, amanhã, 7, a partir das 4 horas, começa a celebração de abertura da festa em homenagem ao padroeiro dos pobres, dos animais e do meio ambiente.

No município do Sertão cearense fica o maior santuário das Américas e o segundo maior do mundo (o primeiro é em Assis, na Itália) e, nesta quinta-feira, romeiros de todo o País, mas principalmente do Nordeste, começam a chegar na cidade que fica a 120 quilômetros de Fortaleza.

A 252ª Festa de São Francisco das Chagas de Canindé tem como tema “São Francisco: espelho da solidariedade”. Às 4 horas, haverá o hasteamento das bandeiras (de São Francisco, do município, do Ceará e do Brasil) e às 5 horas terá início a concelebração eucarística presidida pelo pároco e reitor do santuário, frei João Amilton dos Santos. Outros padres de municípios próximos devem participar da missa que abre os festejos. A novena (nove dias de orações) começa na sexta-feira, 8, e continua até o dia 16, sendo que cada noite com o subtema. Será na praça dos romeiros, a partir das 18 horas.

O primeiro será “São Francisco: espelho da solidariedade para com a pobreza”. O convidado é o bispo diocesano de Limoeiro do Norte, dom José Haring, que é o vice-presidente da Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Todas as noites haverá pregadores do Ceará e de outras dioceses do Nordeste. Também será homenageado um estado nordestino. O Ceará é o primeiro.

Nos dez dias de festa, além das novenas, estão programadas procissões com o painel que estampa a imagem de São Francisco das Chagas, missas na Basílica e nas igrejas do Monte, de Nossa Senhora das Dores e de São Pedro. Muitos romeiros levam seus filhos para batizados nesse período. Frei Amilton dos Santos lembra que a cerimônia do batismo será realizada a partir de amanhã e até o dia 17, pela manhã e à tarde, assim como as confissões. Os sacerdotes estarão à disposição dos fiéis no Complexo São Damião, ao lado da Basílica.

No último dia dos festejos, 17, haverá celebrações eucarísticas em todas as igrejas da cidade e às 16 horas, após o encerramento na Basílica, começa a procissão seguindo o andor com a imagem de São Francisco das Chagas pelas ruas do centro de Canindé.

SERVIÇO

Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé - (85) 3343.0017

PROGRAMAÇÃO

Abertura da festa - amanhã, 7, às 4 horas com o hasteamento das bandeiras e celebração eucarística.

Novenas - entre os dias 8 e 16, às 18 horas, na Praça dos Romeiros.Procissões com o painel e com a imagem de São Francisco - do dia 7 ao dia 17, percorrendo as ruas próximas à Basílica, no centro de Canindé. Horário das missas - Basílica / Praça da Gruta: 5h, 7h, 9h, 11h e 16 horas.- Igreja do Monte: 6h e 15 horas.- Igreja das Dores: 8h, 10h e dos dias 14 a 16/Outubro, às 15h- Igreja de São Pedro: 10h (nos dias 13 a 16/Outubro)- Dia 17 serão realizadas missas a partir das 4 horas.Confissões, batizados e adorações ao Santíssimo Sacramento de amanhã até o dia 17. As confissões e batizados são no Complexo São Damião, ao lado da Basílica e a adoração ao Santíssimo Sacramento na Basílica e igrejas da cidade.

Via-Sacra - entre os dias 8 e 16, às 5h, na Av. Francisco Cordeiro Campos, encerrando com a Celebração Eucarística, na Igreja do Cristo Rei (Monte).

Missa de encerramento - dia 17 próximo, às 16h, na Praça da Gruta, por trás da Basílica de São Francisco das Chagas.

(Fonte: O POVO)


Tudo pronto para a festa de São Francisco

A abertura acontece na madrugada desta quinta. Estão programados batizados, confissões, missas e procissões

"No dia de São Francisco/ é tão grande a multidão/ Canindé fica pequenino/ Canindé é oração/ vai passando a romaria/ segue a procissão". O trecho da música "Miscigenação", do compositor Jota Batista de Canindé, retrata muito bem o amor que o povo nordestino deposita em São Francisco, padroeiro desta cidade que atrai grande número de peregrinos este mês.

Ontem, o Município comemorou o dia de seu santo maior com muita festa e orações. Localizada a 126 quilômetros da Capital cearense, Canindé exemplifica, como poucas cidades do Brasil, a persistência de Francisco de Assis na memória dos mais humildes como um exemplo para o povo.

A devoção ao patrono da ecologia, da paz e dos pobres começou em 1758. Ontem, a cidade ficou tomada de romeiros e até de candidatos, que vieram agradecer a vitória do pleito no primeiro turno. A Basílica de São Francisco, que passa pelos últimos retoques e detalhes para a abertura oficial, recebeu visitas de políticos, cabos eleitorais e eleitores que exibiam a foto dos seus candidatos no peito.

Movimentação

Canindé já vive o clima de festa e devoção. Mesmo com a mudança da data por conta das eleições, os dois abrigos mantidos pela paróquia continuam lotados. Na Basílica de São Francisco, que passou por uma ampla reforma, a movimentação é intensa. Quem chega elogia a infraestrutura da paróquia.

"Aqui em Canindé os padres tem um respeito muito grande por nós, romeiros, sempre nos recebem com respeito e carinho", ressalta o fretante Francisco Flamarion de Sousa, que veio da cidade de Sousa, no Estado da Paraíba.

A 252ª Festa de São Francisco das Chagas de Canindé tem início na madrugada desta quinta-feira. As celebrações em homenagem ao padroeiro da cidade acontecem no maior santuário franciscano das Américas.

A missa de abertura das celebrações está marcada para as 5 horas da manhã. Antes da celebração, a partir das 4 horas, acontece o tradicional hasteamento das bandeiras no pátio da Praça da Basílica.

Durante toda a noite, romeiros de vários pontos do Município e os que vieram de longe caminham a pé para reverenciar o santo do milênio. O grupo responsável pelo acolhimento a liturgia da celebração será o coral "Vozes do Povo".

Para o pároco e reitor do santuário, frei João Amilton dos Santos, é uma responsabilidade muito grande estar à frente da coordenação da festa e também de milhares de fiéis que vêm a Canindé pagar promessas e renovar a esperança por meio da crença no santo. "É muita responsabilidade estar conduzindo, assumindo e orientando uma festa de tantos romeiros. Mas nós estamos preparados", disse o frei João Amilton.

De acordo com o frade, no Abrigo São Francisco foram construídos um conjunto de 36 banheiros que dispõem de chuveiros e sanitários, sendo que dois deles estão reservados para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Além disso, uma cozinha comunitária está instalada com depósito de utensílios e de material de limpeza, além de outra para guardar carvão para os fogões comunitários. Foram instaladas caixas d´água para evitar a falta do precioso líquido nos festejos, além de aumentar a quantidade de fogões a carvão que poderão acomodar 60 panelas de uma só vez. "São 147 metros quadrados de área construidos, que proporcionarão mais conforto, higiene e bem estar para os romeiros", frisou o frei.

Programação

A festa de São Francisco das Chagas de Canindé, que começa na madrugada desta quinta-feira, terá 10 dias de novenas, procissões, confissões e louvor ao santo. As missas serão celebradas às 5h, 7h, 11h e 16h na Basílica de São Francisco. Na Igreja Das Dores, as celebrações acontecem às 6h e 15h. Por sua vez, na Igreja de São Pedro, as missas serão celebradas às 10h dos dias 9 a 13 de outubro

O fiéis poderão se confessar de 7 a 17 de outubro, das 8h às 11h e das 14h às 17h30 no Complexo São Damião, ao lado da Basílica de São Francisco. Todos os batizados acontecem no período da romaria das 10h às 15h no Complexo São Damião. Os batizados só serão realizados com a apresentação do documento de autorização do seu respectivo pároco.

Dos dias 8 a 16 de outubro, sempre às 5h da manhã, na Avenida Francisco Cordeiro Campos, será promovida a via sacra. A festa será encerrada com celebração eucarística na Igreja do Cristo Rei no Monte.

Do dia 8 a 16 de outubro, às 18h na Praça dos Romeiros serão celebradas as novenas. Antes a procissão com o painel de São Francisco que este ano completa 120 anos de fundação e a imagem de São Francisco pelas principais ruas da cidade até a praça. A Missa de encerramento da festa acontece no dia 17 de outubro as 16h na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e em seguida a procissão.

Organização

"É muita responsabilidade conduzir uma festa de tantos romeiros. Mas nós estamos preparados"
Frei João Amilton dos Santos
Reitor do Santuário de São Francisco das Chagas

MAIS INFORMAÇÕES
Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé
(85) 3343.0017; (85) 3343.0447; (85) 3343.0774

ANTÔNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR

HISTÓRICO

São Francisco é exemplo de mudança e pobreza

Canindé. Giovanni di Pietro di Bernardone, que depois seria conhecido como Francisco, nasceu na cidade italiana de Assis, em 1182. Era filho do comerciante italiano Pietro di Bernadone dei Moriconi e sua esposa Pica Bourlemont, de ascendência francesa. Sua família pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos.

Na juventude era conhecido por sua vida mundana e pelo gosto pelas histórias cavalheirescas, o que o levou a se alistar em 1202. Contudo, em 1206, para espanto de todos, Francisco abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa.

Francisco entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo estavam mais ligados aos mosteiros rurais, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo.

Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores, mais conhecida como Ordem dos Franciscanos. Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida também nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados.

O pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.

Francisco oi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, pelo papa Gregório IX. Por seu apreço à natureza, São Francisco é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Em 1230, foi inaugurada uma nova basílica em Assis, que recebeu seu nome e hoje guarda as suas relíquias e abriga o seu túmulo definitivo. A basílica foi decorada no fim do século XIII por Giotto di Bondone com uma grande série de afrescos que retratam as várias fases da vida do santo dos pobres.

(Fonte: Diário do Nordeste)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Políticos vão à Canindé agradecer a São Francisco

Após as eleições a maioria dos políticos, que saíram vitoriosos nas urnas, estão indo à Canindé agradecer os votos dos eleitores. De domingo pra cá a cidade já recebeu a visita do deputado federal mais votado nessas eleições, trata-se de Domingos Neto, filho do vice-governador Domingos Filho. Além de Domingos, Marcos Cals visitou a cidade nesta terça-feira, visitou a Basílica e deu entrevista em uma emissora de rádio, onde agradeceu os votos que recebeu da cidade de Canindé. Falou também que todoas as forças serão voltadas para a eleição do candidato à presidência José Serra.
Existe uma certa expectativa da visita do senador Tasso Jereissati, que todos os anos visita a cidade e que pela primeira vez em 24 anos saiu derrotado nas urnas. O governador reeleito, Cid Gomes, também é esperado nos próximos dias.

Tiririca poderá pagar promessa em Canindé


Tiririca, o deputado federal mais votado no Brasil, está no Ceará descançando. Mas, tudo indica que o homem de mais de um milhão de votos veio ao Ceará pagar uma possível promessa que Tiririca teria feito a São Francisco, caso fosse eleito. Essa questão foi levantada por um repórter de uma emissora de tv da capital. A informação ainda não é oficial.

Não se sabe ao certo qual o paradeiro do palhaço Tiririca, informações dão conta de que ele está descansando numa praia do litoral cearense, já outras pessoas afirmam que ele estaria em sua "terra natal", Itapipoca.

Só sabemos de uma coisa, se Tiririca for realmente à Canindé pagar promessa, possivelmente quase ninguém saberá.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Após derrota, Tasso anuncia que não disputará mais eleições

Depois de ser derrotado nas urnas pela primeira vez em 24 anos, o senador Tasso Jereissati (PSDB) disse nesta segunda-feira (4), em Fortaleza, que não mais disputará cargos eletivos. "Vou cuidar dos meus netos. Levar uma vida tranquila", afirmou.

Antes, disse que seu último ato será fazer de tudo para que o tucano José Serra vença as eleições presidenciais. Tasso convocou a imprensa para uma coletiva em seu escritório no final da tarde.

"Vou trabalhar pelo Serra", afirmou Tasso. De acordo com ele, no primeiro turno prevaleceu a força da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acabou levando a ministra Dilma Rousseff (PT) para o segundo turno.

"Na verdade, quem teve votação expressiva aqui no Ceará foi o presidente Lula. A ministra Dilma não participou da eleição", analisou.

Segundo ele, agora no segundo turno é preciso mostrar candidato a candidato. "Acredito que a candidata Dilma, na medida em que as eleições forem chegando, a sua fraqueza do ponto de vista de campanha vai se demonstrando. Quando ela se descola do Lula, ela aparece como ela é. E ela não tem a menor condição de governo e nem psicológica", disse Tasso.

Apoio de Marina Silva

Tasso fez críticas ao PT, afirmando que "a base das eleições do governo tanto no Brasil como no Ceará é a cooptação". Segundo ele, a política no Brasil foi "degradada" e "acanalhada" no governo petista.

"Se perderam os valores. Se você não é amigo é inimigo a ser exterminado. É essa a filosofia. Isso está na entranha. Não adianta vir com discurso bonito. É da essência do próprio sistema", condenou.

Para Tasso, a senadora Marina Silva (PV) não comunga esse tipo de postura e por isso estará mais propensa a se aliar a José Serra no segundo turno.

"A Marina tem muito a ver conosco neste sentido. Eu conheço muito bem a Marina. Ela foi minha colega de Senado. Ela tem horror a esse sistema que está aí e tem tudo a ver conosco nessas eleições. Então, por essa afinidade eu tenho uma expectativa muito grande que ela venha nos apoiar", argumentou.

(Fonte: G1)

Deputados eleitos no Ceará

Terminada a apuração dos votos para deputado federal e estadual no Ceará, a população já sabe quais são os nomes dos 22 representantes da Câmara dos Deputados, em Brasília, e os dos 46 parlamentares que passam a ocupar as cadeiras da Assembleia Legislativa do Ceará.

Para Deputado Estadual, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, foram computados 4.069.283 votos válidos (86,59%), 215.192 em branco (4,58%) e 414.960 (8,83%) nulos. Já para Federal, foram 3.995.370 votos válidos (85,02%), 287.362 em brancos e 416.703 nulos (8,87%). A lista pode mudar, à medida que os nomes que não foram incluídos por conta de processos de Ficha-Suja ou outras irregularidades forem julgados pela Justiça Eleitoral.

Confira lista de todos os deputados federais eleitos:

1 - DOMINGOS NETO - 246.591 (6,17%)
2 - GUIMARÃES - 210.366 (5,27%)
3 - GENECIAS - 176.286 (4,41%)
4 - ANIBAL - 162.037 (4,06%)
5 – EDSON SILVA - 135.078 (3,38%)
6 – ARTUR BRUNO - 133.152 (3,33%)
7 – JOAO ANANIAS - 128.718 (3,22%)
8 – RAIMUNDÃO PMDB - 116.310 (2,91%)
9 – ANDRE FIGUEIREDO - 115.647 (2,89%)
10 – MAURO BENEVIDES - 109.710 (2,75%)
11 – ARNON BEZERRA - 106.121 (2,66%)
12 – JOSÉ AIRTON - 103.611 (2,59%)
13 – DANILO FORTE - 100.009 (2,50%)
14 – GORETE PEREIRA - 98.209 (2,46%)
15 – VICENTE ARRUDA - 97.352 (2,44%)
16 – EUDES XAVIER - 97.266 (2,43%)
17 – CHICO LOPES - 95.584 (2,39%)
18 – PADRE ZE - 92.220 (2,31%)
19 – ARIOSTO HOLANDA - 91.846 (2,30%)
20 – BALMAN - 88.562 (2,22%)
21 – RAIMUNDO MATOS - 86.342 (2,16%)
22 – MARIO FEITOZA - 82.804 (2,07%)

Confira a lista de todos os deputados estaduais eleitos:

1 – CAMILO SANTANA – 131.171 (3,22%)
2 – MAURO FILHO – 113.724 (2,79%)
3 – ZEZINHO ALBUQUERQUE – 81.796 (2,01%)
4 – IVO GOMES – 72.796 (1,79%)
5 – TEO MENEZES - 71.000 (1,74%)
6 – ROGERIO AGUIAR – 70.735 (1,74%)
7 – ROBERTO CLAUDIO – 68.469 (1,68%)
8 – SERGIO AGUIAR – 67.357 (1,66%)
9 – MOESIO LOIOLA – 65.564 (1,61%)
10 – DR SARTO – 65.282 (1,60%)
11 – PATRÍCIA – 63.704 (1,57%)
12 – JOAO JAIME – 60.293 (1,48%)
13 – OSMAR BAQUIT – 59.983 (1,47%)
14 – FERREIRA ARAGAO – 58.295 (1,43%)
15 – ROBERTO MESQUITA – 57.092 (1,40%)
16 – NELSON MARTINS – 56.470 (1,39%)
17 – WELINGTON LANDIM – 55.219 (1,36%)
18 – GONY ARRUDA - 54.049 (1,33%)
19 – HEITOR FERRER – 53.311 (1,31%)
20 – RONALDO MARTINS – 51.577 (1,27%)
21 – DR HUGO - 51.218 (1,26%)
22 – FERNANDA PESSOA – 50.497 (1,24%)
23 – ANTONIO GRANJA – 50.274 (1,24%)
24 – DUQUINHA – 48.445 (1,19%)
25 – RACHEL MARQUES – 48.416 (1,19%)
26 – LUCILVIO GIRAO – 46.877 (1,15%)
27 – PROFESSOR TEODORO - 45.921 (1,13%)
28 – TIN GOMES - 45.894 (1,13%)
29 – MIRIAN SOBREIRA – 45.739 (1,12%)
30 – BETHROSE – 45.506 (1,12%)
31 – ELIANE NOVAIS – 42.301 (1,04%)
32 – ROQUE – 41.733 (1,03%)
33 – CARLOMANO – 41.444 (1,02%)
34 – PROFESSOR PINHEIRO – 38.517 (0,95%)
35 – DANNIEL OLIVEIRA - 36.015 (0,89%)
36 – IDEMAR CITÓ – 35.952 (0,88%)
37 – LULA MORAIS – 35.943 (0,88%)
38 – DELEGADO CAVALCANTE – 34.949 (0,86%)
39 – VANDERLEY PEDROSA – 34.057 (0,84%)
40 – HERMINIO RESENDE – 33.514 (0,82%)
41 – AUGUSTINHO MOREIRA - 30.546 (0,75%)
42 – DR LEONARDO PINHEIRO – 30.521 (0,75%)
43 – JULIO CESAR – 26.384 (0,65%)
44 – MÁRIO HÉLIO – 26.146 (0,64%)
45 – ELY AGUIAR – 24.704 (0,61%)
46 – PAULO FACO - 21.999 (0,54%)

(Fonte: Portal Jangadeiro OnLine)

Canindé não elegeu nenhum deputado da "terra"

Mais uma vez a cidade de Canindé não conseguiu eleger um representante para a Assembléia Legislativa do Ceará. Dos 3 candidatos a deputado estadual de Canindé apenas 2 pontuaram.

São eles: Chico Justa (PTC) com 6.756 votos e Pádua Gomes (PV) com 1.226 votos. Os votos do candidato Ximenes Filho não foram divulgados pelo TSE por conta do candidato estar incluído na lista dos "fichas sujas" e por responder processos na Justiça.

Os candidatos apoiados pelo prefeito Cláudio Pessoa, Cirilo Pimenta (estadual - PSDB) e Marcelo Teixeira (federal - PR), foram muito bem votados na cidade mas não conseguiram a reeleição.

Nessa campanha vale um destaque para o candidato canindeense do PV, Pádua Gomes, que obteve mais de mil votos no seu primeiro pleito a um cargo público.

Destaque também para as brigas políticas, que mexeram com os eleitores de Canindé e que possivelmente contribuíram para que a cidade não fizesse nenhum deputado. Os candidatos mais bem colocados nas pesquisas, os vereadores Chico Justa e Ximenes Filho trocaram diversas acusações durante toda a campanha e que se intensificaram logo no final.

Dos candidatos apoiados pelo ex-prefeito Glauber Monteiro apenas o federal (Arnon Bezerra) conseguiu a reeleição, já o estadual (Neto Nunes), o TSE também não divulgou os votos direcionados à ele por conta de processos na Justiça.

Tasso: "Vou me dedicar aos meus netos"

Ainda ontem pela manhã, Tasso Jereissati não descartava a derrota na reeleição, diante do que chamou de massacre.

Passava das 20 horas, mas no interior do escritório de Tasso Jereissati (PSDB), no bairro Aldeota, em Fortaleza, sobravam óculos escuros e olhos inchados. O senador, não reeleito ontem, reuniu família, amigos e assessores para reconhecer o que as urnas já confirmavam: após 24 anos, não comemoraria uma vitória com a famosa trilha sonora que o acompanhou por toda a sua trajetória.


A que vai se dedicar nos próximos anos? “Aos meus netos”. Ontem pela manhã, era apenas esse o plano B do homem que deu nome a uma era: a do marco da derrota dos coronéis em prol da modernidade do Ceará, em meados da década de 1980.


De lá para cá, foram três governos - com um centro administrativo que ficou famoso - e um mandato de oito anos no Senado, de oposição ao Governo Lula (PT).


E foi justamente essa queda de braço com o presidente, que lhe custou um novo mandato. “Isso é uma visão totalitária. Porque não entendem que oposição é essencial”, disse, ontem pela manhã, ao votar, na Faculdade Farias Brito.


É que ao solicitar votos para seus candidatos ao Senado, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), Lula minou as mais de 60% das intenções de voto que o tucano gozava no começo da campanha.


Essa “virada no jogo”, Tasso atribuiu ao “volume de poder e de recursos”. “É uma coisa massacrante”, reconheceu o tucano, ainda baseado no empate técnico entre os três candidatos, mostrado, no último sábado na O POVO/Datafolha.


Diante do “massacre”, nem as palmas dos seus eleitores - no momento em que chegou para votar -, nem 1,7 milhão de votos foram suficientes para manter o líder tucano por mais oito anos no Senado.


Durante o dia, o discurso e a fisionomia tensa já demonstravam um Tasso conformado com todas as possibilidades, inclusive, a da derrota. O que, para ele, até um mês atrás, era algo inimaginável: “o importante na política não é somente que você ganhe todas as eleições, é que você mantenha a sua coerência”.


Mágoa

Apesar de demonstrar toda sua mágoa, o tucano preferiu não comentar sua relação pessoal com o ex-aliado, Ciro Gomes (PSB). “Isso é outra questão”.

Mas criticou o que chamou de “um grupo só” - a família Ferreira Gomes - líder de um governo do qual afirma “não acreditar mais”. “É o que se chamava antigamente de oligarquia”.


Família essa, em que Tasso lançou o primogênito na política, Ciro, em 1988 prefeito de Fortaleza. E ajudou, em 2006, ao “lavar as mãos”, na disputa entre o então correligionário, Lúcio Alcântara (ex-PSDB, hoje PR) e o irmão mais novo, Cid Gomes (PSB). E que agora o derrota, após um tardio rompimento.

O desfecho ontem à noite foi o vazio, contrastante ao frenético assédio da manhã: nem militância, nem imprensa. Só os mais próximos, inclusive dois cardiologistas, que o acompanharam na saída pela porta da frente do escritório.
E silêncio. As palavras estão prometidas e pensadas para hoje.

Anos 80

Liderança no Centro Industrial do Ceará

Nos anos 1980, integra grupo de jovens empresários cearenses inconformados com o continuísmo político e problemas sociais e econômicas do Estado

1986

É eleito, pela 1ª vez, para o Governo

Tasso aceita o desafio de candidatar-se para o Governo, num processo histórico que pôs fim ao chamado “ciclo dos coronéis” que dominava a política do Ceará

1988

Elege Ciro Gomes para prefeito

Dois anos após chegar ao controle político do Estado,Tasso apóia o então deputado estadual Ciro Gomes para prefeito de Fortaleza e sai vitorioso

1990

Faz sucessor no Executivo Estadual

No fim do primeiro mandato, já na década de 90, Tasso Jereissati elege o então prefeito de Fortaleza, Ciro Gomes, como seu sucessor à frente do Governo do Estado

1994

Volta ao comando do Governo do Estado

Com apoio do afilhado político Ciro Gomes, Tasso volta à chefia do Executivo cearense, consolidando a “era das mudanças”

1998

Reeleição para o Governo do Estado

Mesmo depois de dois mandatos de governador, Tasso conquista mais quatro anos de gestão estadual, na primeira reeleição da história do Ceará depois da redemocratização

2002

Faz sucessor no Estado pela 2ª vez

O poderio de Tasso apresenta os primeiros sinais de cansaço, mas ele consegue eleger, com dificuldades, o sucessor Lúcio Alcântara, e vai para o Senado

2010

Derrota para o Senado

Depois de oito anos de forte oposição ao governo Lula e rompido com o governo Cid Gomes, perde a reeleição.

Cid Gomes é reeleito governador do Ceará


O atual governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), foi reeleito neste domingo com 61,6% dos votos, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com 89% dos votos apurados até agora.

Marcos Cals (PSDB) aparece em segundo lugar, com 19,4%, à frente do ex-governador Lúcio Alcântara (PR), com 16,1% do total.

A campanha foi marcada no Estado por duras trocas de acusação de corrupção por parte dos candidatos Cid Gomes e Lúcio Alcântara. Em debate RedeTV!/Folha, questionado por Alcântara sobre quem pagou uma viagem de jatinho que fez com a família ao exterior, Cid disse que não tinha "nenhum respeito" pelo ex-governador e o acusou de montar "um covil de ardilosos" para forjar denúncias contra ele.

"Nunca fiz apropriação indébita", disse Cid. "Se estiver procurando isso, procure na sua casa, que vai ter mais facilidade", declarou, insinuando a participação de um filho de Alcântara em irregularidades administrativas.

A viagem de jatinho a que se referiu Alcântara aparece em um vídeo que começou a circular na internet nesta semana e mostra Cid e seu irmão Ciro Gomes dentro de uma limusine e de um avião a jato em uma viagem de férias para Nova York.

Cid foi questionado ainda sobre denúncia feita pela revista "Veja" de que ele teria participado, com o irmão e deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), de um esquema de desvio de recursos de prefeituras do Ceará.

De acordo com a revista, a Polícia Federal detectou o desvio de R$ 300 milhões em um esquema que beneficiou as campanhas de ambos em 2006. As verbas seriam do Ministério da Integração Nacional, do qual Ciro foi ministro entre 2003 e 2006.

"Nego qualquer participação nisso e considero a denúncia inominável", afirmou Cid. O governador declarou que a Polícia Federal desmentiu o seu envolvimento e o do seu irmão no caso.

Ciro, que acompanhou o debate no estúdio, classificou a campanha eleitoral deste ano no Estado como "a de mais baixo nível e a mais sórdida" que já presenciou. "Em 32 anos de experiência, nunca vi baixaria tão grande", afirmou. "O Ceará não tem essa tradição."

(Fonte: Folha de São Paulo)