sábado, 13 de novembro de 2010

Samu Leste atuará em motorromaria para Canindé no feriadão

Neste feriadão do Dia da República, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Samu Litoral Leste – 192, vai manter bases nas praias das cidades litorâneas e acompanhar a motorromaria que, no domingo, 14 de novembro, sai de Fortaleza com destino a Canindé. O esquema de socorro será feito por 14 ambulâncias, sendo duas UTIs móveis, e duas motolâncias. Até segunda-feira, feriado de 15 de novembro, cada plantão contará com 28 socorristas, 14 motoristas-socorristas, dois moto-socorristas, 14 auxiliares de enfermagem, duas enfermeiras e cinco médicos. A motorromaria de São Francisco de Canindé será acompanhada por duas motolâncias.

As bases do Samu Litoral Leste estarão nas praias dos municípios de Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Aracati e Icapuí. Haverá bases, também, nos municípios de Eusébio, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Fortim e Ocara, totalizando 11 bases. Em Aracati e Eusébio, as bases contarão com UTIs móveis.

(Fonte: Secretaria de Saúde do Ceará)

Temporão se reúne com gestores municipais do CE para combate a dengue

O ministro da saúde, José Gomes Temporão, vem a Fortaleza na próxima quarta-feira (17), para uma mobilização de combate à dengue. A visita do ministro faz parte dos trabalhos de mobilização das cidades que estão em alerta para uma possível epidemia de dengue.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, o ministro vai se reunir com o governador Cid Gomes, prefeitos e secretários de saúde do Ceará. O encontro será realizado no auditório do Palácio Iracema, a partir das 18 horas.

Na reunião, o ministro apresentará a situação da dengue no país e no Ceará, mobilizando os gestores para a intensificação das ações de controle da doença antes da chegada do período chuvoso, que no Ceará ocorre historicamente de fevereiro a maio.

Este ano, foram confirmados no Ceará 10.689 casos de dengue em 116 municípios. Já ocorreram 14 óbitos, sendo três de dengue hemorrágica e 11 de dengue com complicação.

(Fonte: Secretaria da Saúde do Estado)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Gabarito do Enem será divulgado ainda nesta sexta, diz MEC

O gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a página para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados pelo erro na folha de respostas devem ser lançados ainda nesta sexta-feira (12), de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC).

A prova e todos os procedimentos referentes ao Enem haviam sido suspensos, em todo o país, no início desta semana, depois de uma liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará. Nesta sexta, o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou a liminar e liberou o Enem.

Cerca de 3,3 milhões de estudantes participaram do Enem 2010, que ocorreu no último fim de semana. Logo depois da primeira prova, no sábado, alguns inscritos reclamaram de erros na folha de respostas e no caderno de provas amarelo.

Na folha de respostas, os enunciados das áreas de conhecimentos estavam invertidos, na comparação com o caderno de questões. Alguns alunos alegam que preencheram o gabarito de forma invertida. O MEC havia informado que abriria uma página na internet para receber pedidos de correção invertida e que os casos seriam avaliados separadamente. O espaço virtual deveria ser lançado na quarta-feira (10) mas, por causa da decisão judicial, não foi publicado.

No Twitter, nesta sexta, o MEC destacou que "só precisa fazer requerimento quem preencheu questões de Ciências Humanas/Ciências da Natureza na ordem inversa do cartão-resposta".

Estudantes que fizeram a prova amarela reclamaram que faltavam questões, outras estavam repetidas, a sequência numérica estava errada e havia, inclusive, páginas da prova branca incluídas no mesmo caderno. A estimativa é que cerca de 2 mil alunos tiveram problemas com a prova amarela e devem realizar um novo exame.

Segund o MEC, a aplicação dessas provas ainda não tem data marcada, mas não deve demorar. A expectativa é que o novo exame possa ser feito para esse grupo nos dias 4 e 5 de dezembro, data a ser confirmada pelas autoridades.

(Fonte: G1)

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ceará pode sofrer epidemia de Dengue em 2011, alerta Ministério da Saúde

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Ministério da Saúde, revela que o Ceará e mais 9 estados correm o risco de enfrentar epidemia de dengue em 2011. De acordo com Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), 123 cidades, entre elas 11 capitais (Salvador, Palmas, Rio de Janeiro, Maceió, Recife, Goiânia, Aracaju, Manaus, Boa Vista, Fortaleza e Vitória), devem entrar em estado de alerta, pois o índice de infestação ficou entre 1% e 3,9% dos imóveis avaliados.

Além do Ceará, Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro, Paraíba, Bahia, Sergipe e Pernambuco receberão, a partir da semana que vem, visitas do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para reforçar as ações de vigilância e combate à doença.

Em 2009, 169 municípios participaram do levantamento, quando foram identificados 10 municípios com risco de surto e 102 em situação de alerta. Este ano, 418 cidades integram o estudo, sendo que 300 já enviaram informações ao governo federal.

O Ministério da Saúde apontou os fatores causadores da doença em cada região do Brasil. No Norte e Nordeste, a proliferação dos criadouros do mosquito transmissor se deve à ausência de água encanada para a maioria da população, o que obriga os moradores a estocar água em recipientes inadequados.

Para evitar aumento dos casos de dengue nos meses de janeiro a maio, período chuvoso propício à maior incidência da doença, o ministro José Gomes Temporão alertou aos atuais governadores passem aos sucessores os programas de ação contra a doença.

Segundo o ministro, uma descontinuidade no trabalho de prevenção põe em risco o esforço de contenção dos casos. “É uma responsabilidade intransferível dos governadores”, disse Temporão.

(Com informações da Agência Brasil, Ministério da Saúde e Portal Ceará Agora)


Acusado de participação na morte do agente penitenciário Neto tem habeas corpus negado pela justiça

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce) negou ,na última 3a.feira (09/11), habeas corpus a Elizael Mendes Cruz, denunciado por fazer parte de grupo que assassinou o agente penitenciário Francisco José Barreto e Silva, em Canindé, município distante 120 Km de Fortaleza.

Segundo os autos, no dia 24 de maio deste ano, Elizael pilotava uma moto na companhia de Antônio Gleidson Silvestre de Freitas, que efetuou diversos disparos em Francisco José Barreto.

A vítima dirigia uma outra motocicleta, quando foi atingida pelos tiros, vindo a falecer.

O crime, teria sido encomendado por José Mário Pires Magalhães, ex-presidiário da Cadeia Pública de Canindé e um dos réus do inquérito.

A defesa entrou com habeas corpus (nº 46913-52.2010.8.06.0000/0) no TJ/Ce alegando que as testemunhas do caso não identificaram a participação do réu no homicídio.

Ao julgar a matéria, a 1ª Câmara Criminal negou o pedido, acompanhando o voto da relatora do processo, juíza convocada Maria Iraneide Moura Silva.

No voto, ela constatou a razoabilidade nos prazos, por tratar-se de causa complexa (quatro delatados), e a gravidade do delito (homicídio qualificado, formação de quadrilha, disparos em meio à via pública).

(Fonte: TJ/Ceará e Direito Ce)

Juiz de Madalena envolve-se em acidente na BR-020

Saveiro envolvida no acidente

Um acidente envolvendo uma caminhonete Hilux conduzida pelo juiz Fabiano Damasceno Maia, da Comarca de Madalena (Sertão Central), e um veículo Saveiro conduzido por Adjacir Girão por pouco não acabou em tragédia. Os dois veículos trafegavam em sentidos opostos e se chocaram por volta das 13 horas desta quarta feira, na BR-020, nas imediações da localidade de Várzea Comprida próximo à sede do município. Após o choque, os veículos capotaram e ficaram destroçados. A Saveiro pegou fogo. O juiz Fabiano Damasceno, que retornava a Madalena após algumas audiências no vizinho município de Itatira, saiu com lesões leves. Já o condutor da Saveiro, Adjacir Girão, recebeu atendimento no Hospital de Canindé e fora transferido em seguida para Fortaleza.

(Fonte: Blog Chico Almir e Blog do Eliomar)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Lançado concurso para professores do IFCE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) está com inscrições abertas, até o dia 19 de novembro, para concurso público que visa preencher 35 vagas de professores em diversos municípios. As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico www.ifce.edu.br.

Há vagas para os campi de Acaraú, de Aracati, de Canindé, de Crateús, de Maracanaú, de Quixadá e de Sobral e para os campi avançados de Baturité, de Jaguaribe, de Tianguá e de Tauá. O valor da taxa de inscrição é R$ 70,00.

As oportunidades são para professores das áreas de Sociologia, Engenharia, Arquitetura, Construção Naval, Química, Física, Matemática, Biologia, Informática, Administração, Turismo, Alimentos, Educação Física, Telecomunicações, entre outras, com previsão de reserva de vagas para pessoas com deficiência.

(Cláudia Monteiro - Assessora de Imprensa do IFCE-Canindé)

Devoção leva motoqueiros de Pacatuba à Canindé

Os motoqueiros de Pacatuba acordaram cedo neste domingo, dia (7), o motivo? Bem especial: ir homenagear São Francisco em Canindé. Na concentração, em frente a empresa Tec Motos, foi realizada uma homenagem ao ex-prefeito Célio Rodrigues, falecido em maio deste ano. “Quero começar a minha homenagem falando de uma pessoa que não está com a gente fisicamente, mas nos corações de todos nós, ele nunca faltou a este evento, mas hoje ele não pôde estar aqui”. Disse o organizador do evento, Neto, emocionado. O silêncio e a emoção também tomaram conta do público que ali estavam e fizeram questão de aplaudir e ouvir a música “Amigos para Sempre”, regida pela Banda de Música Municipal. Logo em seguida os motoqueiros se reuniram em procissão com destino a Canindé. De acordo com estimativa da organização, pelo menos 250 pessoas participaram do evento.

A chegada dos motoqueiros na cidade de São Francisco já era esperada pela população que, todos os anos, recebe a moto-romaria. Em um ato simbólico, o Prefeito de Pacatuba, Zezinho Cavalcante, e o vice Paulo Neto, receberam das mãos do Radialista J. Martins, representante da Prefeitura de Canindé, a chave da cidade. “Eu, como devoto de São Francisco e Prefeito da Cidade lembro-me que sempre somos bem recebidos ao chegar aqui no Santuário. O Célio Rodrigues não pode ser esquecido pois foi ele um dos mentores dessa viagem até aqui. Estou muito feliz de dar continuidade a essa missão dele”, disse Zezinho.

O subcontrolador do município, Renato Rodrigues, ressaltou a importância da moto-romaria e agradeceu a parceria com a prefeitura de Canindé em receber mais uma vez os motoqueiros. “É a primeira moto-romaria que meu pai não participa diretamente, mas eu sei que cada motoqueiro que veio hoje trouxe um pouquinho dele no coração, gostaria de agradecer a participação de todos”, disse Renato.

Já o vice prefeito Paulo Neto enalteceu a missão dos devotos de São Francisco. “É um momento de fé muito importante. Podemos ver que este ano que mais pessoas aderiram, tanto pela importância que se vem conquistando ano a ano como também pela fé”. Os motoqueiros se uniram a outros milhares de devotos, que também foram à Basílica homenagear São Francisco e pediram bençãos ao santo.

Na volta para casa, que aconteceu no fim da tarde, eles participaram de um festa promovida no Mitos Clube, no bairro Alo São João, em Pacatuba. Os motoqueiros aprovaram a moto-romaria. “Estamos aqui com a missão cumprida e felizes. Até o ano que vem”, disse o comerciante Jorge de Sousa.

(Raquel Souza - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Pacatuba)

Seca provoca perdas no sertão

A falta de chuvas agrava a situação da pecuária e da agricultura nos municípios, que já amargam perdas

Criadores de gado dos Sertões de Canindé já amargam perdas significativas no rebanho com a morte de animais por falta de pasto e água. Eles mostram-se preocupados porque, dia após dia, os animais vão perdendo as fontes para beber e comer. Sob uma temperatura diária de 38º C à sombra, moradores que habitam a Zona Rural não escondem a tristeza com o quadro que se delineou na região.

Em meio ao pedregulho em verdadeiros desertos, os animais buscam o que comer, mas dificilmente encontram. Nos pequenos açudes, a pouca água esverdeada não serve mais para o consumo. Um cenário triste que já está se tornando comum no campo.

Infelizmente, a situação não será modificada em curto prazo por meio da tão sonhada chuva. Pelo menos nas próximas 48 horas, o Ceará não tem previsão de precipitações, segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Paulo Barbieri. O Estado do Ceará vem sofrendo as muitas consequências da estiagem deste ano: mortandade de animais, perda da produção agrícola e diminuição dos níveis de açudes e mananciais, ficando impróprios para consumo humano.

Na localidade de Benfica, nas margens da rodovia municipal que dá acesso à sede do Município de Canindé, a uma distância de 18km, existe um cemitério de animais bovinos.

Nos 133 açudes monitorados pela Cogerh no Estado, a reserva hídrica chega a apenas 60,9% da capacidade total. Sem renovação da água pelas chuvas, as altas temperaturas aumentam o nível de evaporação.

Marcelo Nogueira dos Santos, residente no Benfica, em Canindé, lamenta ter perdido oito vacas. "Todas morreram de fome, porque a alimentação é fraca e não dá forças para os animais saírem em busca de pasto, até mesmo porque não existe mais", disse o agricultor. O gado praticamente está comendo pau e folha, não há pastagem, segundo atesta ele.

"Não temos condições de comprar ração de armazém para o gado. Um saco de resíduo custa R$ 40,00. O milho tem o mesmo valor e o farelo custa R$ 28,00. Estamos dando ainda um resto de capim e nada mais", frisa Marcelo Nogueira.

Francisco Custódio de Sousa, residente no Assentamento Frazão, a 30km de Canindé, é outro agricultor que enfrenta as dificuldades diárias, tentando manter o rebanho. "É um ano de muita miséria, nunca tinha visto isso. Estou sofrendo muito para tentar escapar cinco vaquinhas. Não tenho recursos para comprar ração balanceada, o jeito é apelar para Deus nos mandar chuvas o mais breve possível porque, caso contrário, só irá escapar de quatro pés, mesa e cadeira", prevê seu Chico Custódio, como é mais conhecido na região.

De acordo com o médico veterinário da Ematerce, Raimundo Nonato, o problema da mortandade de animais nos Sertões de Canindé é devido à falta de reservas alimentares estratégicas. "Daí o gado fica fraco e, quando começa a precisar de alimento, sofre porque o sistema imunológico está debilitado e a única tendência é morrer", diz.

Preço baixo

Quem não quer ver seus animais virarem comida de urubu, sacrificam-se e vendem por preços irrisórios. Antônio Honório da Silva, que reside na localidade de Barra Nova, na divisa de Canindé com Itatira, está vendendo o que ainda resta. Uma vaca que antes custava no comércio R$ 1.300,00, está sendo vendida por R$ 700,00 - quase a metade do preço.

"Aqui, moço, de verde mesmo, só a esperança, porque o resto já se transformou em deserto", lamenta seu Honório.

Assim como na zona rural de Canindé, outras localidades no sertão cearense amargam prejuízos na pecuária e na agricultura em decorrência da falta de chuvas há mais de seis meses.

Prejuízo

"Estou enfrentando dificuldades para criar cinco animais. Falta alimento e água para o rebanho"

Francisco Custódio
Pequeno produtor de Canindé

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura de Canindé
(85) 3343.6937
Funceme - (85) 3101.1088
Cogerh - (85) 3218.7020

OPERAÇÃO PIPA

Ações visam minimizar os prejuízos

Fortaleza. Para amenizar a situação em Canindé, o prefeito Cláudio Pessoa autorizou a escavação de cacimbas nos leitos dos rios para fornecer água para o consumo dos animais. Já foram gastas 150 horas de trator e 35 cacimbas foram construídas, com profundidade de 4 metros cada uma. Segundo o responsável pelos serviços, Pedro de Alcântara Magalhães Júnior, o leito do Rio Curu, dentro do limite de Canindé, será aproveitado para servir de alternativa para garantir água para o gado.

Francisco Custódio de Sousa disse que a chegada das cacimbas poderão amenizar a situação do homem do campo. "Antes eram 18 quilômetros para levar o gado para beber e, quando retornava já voltava com sede, devido à distância. Agora, com a cacimba perto de casa, a distância não passa de 600 metros", comemora.

Outras medidas estão sendo adotadas também em outros Municípios. Segundo informações do assessor de imprensa do da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, coronel Filipe Ribeiro, somente a Operação Pipa atende, atualmente, 120 Municípios cearenses, totalizando 590 mil habitantes, desde o início do último mês. "Em outubro já começamos a trabalhar a última demanda de Municípios".

Para atender toda esta população, o Exército direcionou cerca de 35% de seu efetivo. Além do Ceará, são atendidos também os Estados do Piauí e Bahia. A Operação requer um processo intenso de planejamento e execução, apresentando algumas dificuldades: "acesso às localidades; contratação dos pipeiros; e a utilização dos mananciais, que devem apresentar boas condições para consumo humano", confirma o cel. Filipe Ribeiro, do Exército.

No Estado, segundo os últimos dados da Defesa Civil Estadual, dos 184 Municípios, 79 decretaram estado de emergência. Além da ajuda de carros-pipa, a Defesa Civil encaminha alimentação, se necessário.

Dentro do Programa Garantia Safra, o Estado atende 172 Municípios, beneficiando cerca de 290 mil famílias. Cada uma delas recebe R$ 600,00, dividido em quatro parcelas iguais. A última parcela será paga este mês em 165 destes Municípios. "As famílias beneficiadas nos outros sete Municípios - Sobral, Forquilha, Itatira, Moraújo, Orós, São Benedito e Varjota - já entram na folha de pagamento deste mês", disse o coordenador Arimatéia Gonçalves.

Chuvas em 2011

A expectativa é que o período chuvoso de 2011 venha resolver os problemas causados pela estiagem deste ano. "Nós temos o Oceano Pacífico na situação de La Niña, que é favorável para chuvas no nosso Estado. Com estas condições, a gente pode dizer que tem uma grande chance de ter um período chuvoso em torno da média", disse o meteorologista Paulo Barbieri. Até o dia 20 de janeiro, a Funceme deverá divulgar o prognóstico de chuvas em 2011 para o Ceará, após obter dados do Oceano Atlântico.

Capacidade

60,9 é o percentual de armazenamento atual dos 133 açudes monitorados pela Cogerh em todo o Estado. Por falta de água, pessoas e animais têm sofrido as consequências da estiagem.

EMANUELLE LOBO
ANTÔNIO CARLOS ALVES
REPÓRTER/COLABORADOR

(Fonte: Diário do Nordeste)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Justiça suspende divulgação de gabarito do Enem

A Justiça Federal do Ceará determinou, nesta terça-feira, 9, a suspensão de qualquer divulgação do gabarito do Enem. A juíza da 7ª Vara Federal, Karla de Almeida Miranda Maia, considera importante que o gabarito não seja divulgado, porque poderia "acarretar acirrados ânimos entre os candidatos eventualmente aprovados e aqueles que não obtiveram resultado exitoso". O gabarito seria aberto para consulta nesta terça-feira, às 18 horas.

Pela decisão também estão suspensos o recebimento de requerimentos administrativos de qualquer aluno prejudicado ou não, seja por preenchimento do cartão resposta, providências administrativas de guarda e tratamento do material utilizado no exame, e ainda, a realização das etapas que antecederem a publicação do resultado final.
(Fonte: O POVO)

Dois caminhões são apreendidos com carga ilegal de madeira em Canindé

Dois caminhões carregando madeira ilegal foram apreendidos nesta terça-feira durante operação conjunta realizada pela Polícia Militar Ambiental e a Polícia Rodovia Estadual. Os caminhões vinham do Pará e a apreensão ocorreu na BR-020, em Canindé. Durante a ação, policiais constaram irregularidades no documento de origem florestal (DOF) que regula o transporte de madeira. Foi constatado que na carga sucupira amarela e jacarandá, não liberadas para o comércio.

Também no documento, não havia a definição da rota a ser cumprida nem placa dos caminhões e nome dos motoristas, que são obrigatórios. Os motoristas foram levados para a Delegacia de Santa Quitéria, onde prestarão esclarecimentos.

(Fonte: Blog do Eliomar)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vinte municípios cearenses podem ser prejudicados com redução do FPM - Canindé está na lista

A presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, afirmou em entrevista ao portal Ceará Agora que cerca de 20 municípios cearenses podem ser prejudicados com a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), se confirmados os dados preliminares do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Eliene Brasileiro destaca que todos os municípios que tiveram redução no número de habitantes estão sendo orientados para contestar os dados até o dia 24 deste mês.

Segundo o IBGE, em caso de diferença, uma comissão vai avaliar as informações e as possibilidades de alteração. Até agora, o instituto não recebeu nenhuma contestação oficial por parte dos municípios.

(Fonte: Ceará Agora)

Justiça cearense determina suspensão do Enem

O procurador da República, Oscar Costa Filho, informou que a decisão ainda não prevê a anulação das provas. A decisão da Justiça Federal do Ceará tem efeito em todo o Brasil e cabe recurso.
A Justiça Federal do Ceará determinou a imediata suspensão do Enem 2010 até posterior deliberação. A juíza da 7ª Vara Federal, Karla de Almeida Miranda Maia, acatou liminar do Ministério Público Federal que afirma que erros no exame realizado nos dias 6 e 7 de novembro causaram prejuízo para os candidatos. A decisão tem efeito em todo o Brasil.

O procurador da República Oscar Costa Filho informou que a decisão ainda não prevê a anulação definitiva das provas, mas que isso está sendo postulado. A partir da decisão, o procurador acredita que será possível compreender a "extensão dos vícios" observados ao longo dos dois dias de provas, como os erros de impressão e de aplicação. Ainda segundo Oscar Costa Filho, ao final da ação civil pública, ainda deve ser discutida a legalidade do contrato de realização do exame, em especial sobre a dispensa da licitação.

O procurador apontou que a decisão da suspensão vem trazer "segurança e estabilidade" aos participantes do exame. O procurador qualificou como "atestado de óbito" a possibilidade levantada pelo diretor do Inep de se realizar provas separadas para o mesmo concurso. Isso, segundo ele, confirmaria o "desconhecimento dos princípios que informam os concursos públicos", como a igualdade e a impessoalidade.

Em nota, a juíza declarou: "a disponibilização do requerimento àqueles estudantes prejudicados pela prova correspondente ao caderno amarelo e a intenção de realizar novas provas para os que reclamarem administrativamente não resolve o problema. Novas provas poriam em desigualdade todos os candidatos remanescentes".

A juíza afirmou ainda que "o que causa espanto é que, apesar de todas as falhas havidas, o presidente do Inep declarou na mídia que o certame havia sido um 'sucesso' e que 'falhas acontecem'. Essa atitude preocupa na medida em que indica que o Inep não considerou a real gravidade dos erros cometidos".

(Fonte O POVO e MP-Ce)

Vereador denuncia Prefeito de Canindé, mas não consegue provar nada contra ele

O vereador Chico Justa (PTC), disse na Câmara Municipal na sessão da última sexta-feira, 5, que o Prefeito Cláudio Pessoa deveria ser cassado por supostos desmandos em sua administração. Segundo o vereador a Câmara está sendo co - responsável com isso.

O vereador Chico Justa parece mesmo convícto que suas denúncias são verdadeiras, contudo não conseguiu prová-las e por isso elas não tem nenhuma credibilidade. A maior reclamação do vereador Chico Justa é com a malha viária da cidade, que não está em boas condições, sendo que o mesmo já é vereador pelo quarto mandato concecutivo e ainda não conseguiu resolver alguns problemas do seu bairro, o João Paulo II.

O vereador Chico Justa, durante muitos anos esteve ao lado do também vereador Ximenes Filho e após algumas "crises" os dois romperam na política e na amizade, o que rendeu troca de acusações e ameaças entre os dois. Chico Justa esteve ao lado do Prefeito Cláudio Pessoa, que defendia constantemente e que do qual também se afastou na política e na amizade. Recentemente o vereador se aliou novamente com o vereador Ximenes e passou a elogiá-lo. E nas últimas eleições tanto Chico Justa quanto Ximenes Filho foram candidatos a Deputado Estadual, fato que fez os dois romperem novamente.

Algumas denúncias do vereador não tem nenhum fundamento. Segundo o mesmo as estradas vicinais (zona rural), não estão sendo feitas, mas atualmente dois tratores estão fazendo esse trabalho em todas as localidades. A "Operação Tapa Buracos" nunca parou e continua recuperando as ruas da cidade e várias ruas estão recebendo pavimentação em pedra tosca. Os trabalhos de asfaltamento e embelezamento da Avenida São Francisco já começaram, já as principais ruas de Canindé serão asfaltadas nos próximos dias.

O fato é que o vereador Chico Justa só está criticando o Prefeito Cláudio Pessoa por não estar mais participando da administração municipal.

Novas incrições para a Plataforma Freire

Estão abertas novas inscrições da Plataforma Freire do Ministério da Educação para o 1º Semestre de 2011. As ofertas de cursos de Formação Inicial, primeira e segunda licenciaturas, e de Formação Pedagógica, são destinadas aos professores em exercício das redes públicas estaduais e municipais de Educação Básica, nas modalidades presencial e a distância. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Educação de Canindé ou no site www.freire.mec.gov.br.

O cronograma para essa nova etapa da Plataforma Freire é o seguinte:

05 de novembro de 2010 – Abertura de pré-inscrições.

30 de novembro de 2010 – Encerramento de pré-inscrições dos professores.

01 de dezembro de 2010 – Abertura do processo de validação das pré-inscrições dos

professores pelas Secretarias de Educação estaduais e municipais.

07 de janeiro de 2011 – Encerramento das validações pelas Secretarias

- Envio das listas de inscrições dos professores nos cursos escolhidos às

Instituições de Educação Superior (IES) com sede do Estado.

07 de janeiro de 2011 – Início do atendimento à demanda por cursos e vagas e do processo seletivo pelas IES.


(Clara Maria Moura Da/Assessoria de Comunicação)

Dia do Radialista é comemorado em Canindé


No último sábado, dia 6 de novembro, o Colégio Menino Jesus realizou uma homenagem aos comunicadores e radialistas de Canindé. O dia do Radialista é sempre lembrado pelo Colégio, que também é responsável por eventos dedicados a várias datas comemorativas, como o Dia do Folclore, além de vários outros.

Os profissionais das emissoras: Rádio Jornal, FM Líder, Rádio São Francisco e Aquarela FM de Canindé e da Rádio Vanguarda AM de Caridade, além dos profissionais do Jornal de Mão em Mão, RedeTV e TV Diário participaram na Fazenda Japuara de um jogo de futebol. Logo após o jogo, um jantar foi servido para os profissionais.

Alguns radialistas falaram da importância daquele dia para a classe e outros reivindicaram a recriação da Associação dos Radialistas de Canindé. Autoridades da cidade e proprietários de algumas emissoras gravaram vídeos em que os mesmos aparecem parabenizando os radialistas.

O casal Romeu Rocha e Joane Laurênio, proprietários do Colégio Menino Jesus, estão de parabéns por proporcionarem momentos tão descontraídos e felizes para os os profissionais do Rádio de Canindé.

(Fotos: Antônio Carlos Alves - Blog 540)

OAB orienta candidatos do Enem a procurar Ministério Público e não descarta pedir anulação da prova

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiverem sido prejudicados pelo erro de impressão da folha de respostas da prova de sábado (6) devem procurar o Ministério Público (MP) para relatar o problema. A recomendação é do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. Uma das possibilidades, segundo ele, é que o exame seja anulado e aplicado novamente.

Ontem, a folha em que os estudantes marcam as respostas das questões estava com o cabeçalho das duas provas trocado. O exame tinha 90 questões, sendo a primeira metade de ciências humanas e o restante de ciências da natureza. Mas, na folha de marcação, as questões de 1 a 45 eram identificadas como de ciências da natureza e as de 46 a 90, como de ciências humanas.

Inep garante que estudantes não serão prejudicados
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o erro foi detectado logo que as provas começaram e todos os fiscais das 128 mil salas de prova teriam sido avisados para orientar os estudantes que seguissem a ordem numérica das questões. O Inep garantiu ontem que nenhum estudante será prejudicado, caso tenha sido mal orientado. O órgão vai disponibilizar nesta semana um site na internet para que os candidatos abram um requerimento e peçam a correção invertida da folha de marcação.

Para Cavalcante, a sinalização do Inep não é suficiente para que o direito dos inscritos esteja garantido. Segundo ele, o MP deve investigar se o erro pode “redundar em um comprometimento do rendimento dos alunos” e, caso não seja possível aproveitar a prova já feita, o caminho é a anulação e reaplicação do exame.

“Não se pode ter sobre o exame qualquer tipo de dúvida a respeito de sua credibilidade. A simples declaração de que vai ser feita uma correção diferente para quem foi prejudicado tem que ser tomada com certa reserva. É necessário que haja uma verificação por parte do MP de como isso vai ser feito, até porque milita contra o exame uma carga de incompetência e falta de cuidado na confecção da prova”, afirmou.

(Com informações da Agência Brasil e do Jangadeiro OnLine)

Celulares e relógios não foram proibidos no Enem em Quixadá e Quixeramobim

Nas cidades de Quixadá e Quixeramobim, no Sertão Central cearense, o uso de aparelhos celulares, relógios e lápis não foram barrados pelos fiscais, que contrariaram a determinação do Ministério da Educação. Os estudantes reclamaram dos locais das provas, muitos colégios não têm estruturas adequadas para receber um exame tão cansativo, o principal motivo alegado foram as cadeiras das escolas e a falta de ventiladores.

Um estudante de Belo Horizonte conduzido para a Polícia Federal após ter admitido que postou uma foto no twitter dentro da sala. O jovem de 18 anos é suspeito de fraudar o esquema de segurança do exame. A assessoria de imprensa do MEC também cogita abrir um processo judicial contra o repórter do Jornal do Commercio que furou a segurança do Enem e enviou torpedos de celular enquanto o exame era realizado, ele passou o tema da redação.

Em relação à troca do cabeçalho no cartão-resposta, em que o título Ciências da Natureza aparecia no lugar de Ciências Humanas, o presidente do Inep garantiu que nenhum candidato será prejudicado. Joaquim Neto explicou que, assim que o problema foi detectado, logo no momento da abertura dos pacotes que continham as provas, os fiscais de sala foram orientados a pedir para os alunos preencherem normalmente, de acordo com a numeração de cada questão, independentemente do cabeçalho.

(Fonte: Revista Central)

Ceará quer a volta da CPMF, mas não investe 12% na saúde

O Ceará defende a volta da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF) para custear a saúde pública. A causa pode ser justa, mas o Estado descumpre índice de aplicação fixado pela Constituição e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), que é de 12%. As informações são da análise técnica das receitas e das despesas dos Estados do Ministério da Saúde.

No Ceará, foram contabilizados R$ 38,3 milhões de gastos com a saúde de servidores e R$ 5,6 milhões com residência médica. O Ceará informou ter gasto R$ 1,07 bilhão com saúde pública, mas a análise constatou R$ 719 milhões. “O total de despesa com saúde declarado é superior ao analisado no balanço geral do Estado“, diz nota técnica aprovada pelo ministério.

Além do Ceará, outros estados cujos governadores eleitos integram o movimento pela volta do CPMF para custear a saúde pública, também, não aplicam os 12% como previsto na Constituição. São eles: Piauí, Paraíba, Minas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

A nota técnica do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde e do Departamento de Economia da Saúde e Desenvolvimento do ministério leva em conta os dados declarados pelos governos estaduais, relatórios de execução orçamentária, dados de receita e de despesa com saúde.

Os estados informam ter atingido o mínimo exigido de gastos, mas incluem como despesas com saúde ações não diretamente destinadas a serviços de acesso universal, igualitário e gratuito e confundindo o setor com outras áreas de políticas públicas.

(Fonte: Estadão e Jangadeiro OnLine)