sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

IFCE - Campus de Canindé vai oferecer cursos de extensão

O professor Domingos Savio Soares Felipe aprovou projeto de inclusão digital e social no Edital Nº 049/2010 do CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A aprovação garante cursos e oficinas de informática para um público-alvo composto por professores municipais, cidadãos desempregados ou em busca de qualificação e ascenção profissional. O projeto prevê sete bolsas de extensão, que beneficiarão os alunos do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, bem como funcionários do Centro Vocacional Tecnológico de Canindé, entidade parceira que abrigará parte das turmas. Os cursos utilizarão software livre e devem iniciar no primeiro semestre de 2011, durando 12 meses e totalizando 1.170 horas de capacitação nos três turnos.

(Cláudia Monteiro - Assessora de Imprensa do IFCE de Canindé)

Política e Plano Municipal de Saneamento são discutidos em Brasília

O município de Canindé está sendo representado pelo presidente do SAAE, Heitor Pessoa e pelo técnico Francisco Gomes.

As condições de saúde ambiental na maioria dos municípios da América Latina são muito precárias em virtude da deficiência ou da ausência de serviços públicos de saneamento ambiental, problema agravado, em muitos casos, pela falta de planejamento no âmbito municipal, o que tem contribuído para o desenvolvimento de ações fragmentadas ou descontínuas, que, por sua vez, conduzem a um desperdício de recursos e a uma baixa eficiência, resultando em grandes cargas socioambientais.

Uma das formas encontradas para fortalecer os municípios é recorrendo ao planejamento do processo de elaboração de uma Política Municipal de Saneamento Ambiental, de forma participativa e democrática, que considere os princípios de universalidade, eqüidade, integridade e controle social.

Preocupado em dar uma nova dimensão socioambiental ao município de Canindé, o prefeito Claudio Pessoa enviou à Brasília o presidente do SAAE de Canindé, Heitor Pessoa e o técnico Francisco Gomes, para participarem nos dias 16 e 17 deste mês, de Reunião de Trabalho em seminário, onde vários assuntos pertinentes ao saneamento básicos serão estudados e debatidos, como por exemplo: Políticas públicas de saneamento básico, definição de diretrizes, planos municipais de saneamento básico, mecanismos de monitoramento e avaliações, comitês de coordenação, dentre outros.

Este seminário é uma grande oportunidade para que o município que presta diretamente vários serviços nesta e em outras áreas, venha melhorar cada vez mais os Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.

(Chico Carlôto Da / Assessoria de Comunicação)

Preços da gasolina e do botijão de gás devem aumentar este ano, prevê Copom

Na reunião anterior, em outubro, o comitê não esperava elevação de preços do botijão de gás e da gasolina em 2010. Para 2011, a expectativa é que não haja aumento de preços para esses dois produtos

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) espera aumento no preços do botijão de gás e da gasolina este ano, de 1,7% e 1,6%, respectivamente. A informação consta da ata da última reunião do comitê, realizada nos dias 7 e 8 deste mês.

Na reunião anterior, em outubro, o comitê não esperava elevação de preços do botijão de gás e da gasolina em 2010. Para 2011, a expectativa é que não haja aumento de preços para esses dois produtos.

No caso do reajuste das tarifas de telefonia fixa, a projeção de alta caiu de 0,8% para 0,4%, este ano. Para a tarifa de eletricidade, a estimativa de aumento passou de 3,6% para 2,8%. Para 2011, as projeções de reajuste das tarifas de telefonia fixa e de eletricidade são de 2,9% e 2,8%, respectivamente.

A projeção de reajuste para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, para o acumulado de 2010, diminuiu para 3,4%, ante 3,6% considerados na reunião de outubro. Para 2011, a projeção reduziu-se para 4,0%, ante 4,3%. Esse conjunto de preços, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondeu a 29,15% do total do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro.

A estimativa de reajuste para os preços administrados por contrato e monitorados para o acumulado de 2012 é de 4,4%.

(Fonte: Agência Brasil e Jangadeiro OnLine)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Muro de escola cai e mata aluna em Madalena

As causas da tragédia ainda são desconhecidas, mas a chuva é uma das hipóteses

O muro da escola de Ensino Fundamental Vicente Batista de Almeida caiu e matou a aluna Gilmar da Cruz Siva, de 13 anos, na manhã desta quinta-feira (16). A tragédia ocorreu no distrito de São José da Macaoca, em Madalena, no Sertão Central. A estudante ainda foi levada ao hospital da cidade, mas não resistiu.

O acidente ocorreu por volta de 8h20min, quando as aulas já tinham começado. A causa do acidente ainda é desconhecida, entretanto a hipótese mais provável é que a chuva tenha provocado a queda.

Professores e funcionários providenciaram o transporte da aluna ao hospital de Madalena. Gilmar da Cruz chegou a ser atendida, no entanto não resistiu. Policiais civis, lotados na Delegacia Regional de Canindé se dirigem ao distrito de São José da Macaoca, que fica a 15 quilômetros da sede do município de Madalena, onde farão os levantamentos preliminares e arrolarão testemunhas.

A estudante residia na localidade de Umari, pertencente ao distrito de São José da Macaoca. Dentro de aproximadamente 15 dias, a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) deve enviar o laudo à Polícia Civil apontando as causas da queda do muro, que resultou na morte da aluna.

(Fonte: Jangadeiro OnLine)

Candidatos eleitos são diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral


Esperado para a solenidade, Cid Gomes não comparece. O evento foi presidido pelo desembargador Ademar Mendes.

Deputados estaduais, federais, senadores e vice-governador eleitos foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) na noite desta quarta-feira (15), no Hotel Praia Centro, em Fortaleza. Na ausência do presidente do órgão, desembargador Luiz Gerardo Brígido, a solenidade foi comandada pelo vice-presidente, desembargador Ademar Mendes Bezerra.

Mas não foi a única ausência da noite. O governador reeleito Cid Gomes (PSB), que participou do balanço dos oito anos do governo Lula, em Brasília, também não compareceu. O deputado estadual Ivo Gomes (PSB), ao receber o diploma, confirmou a falta do irmão. O atual vice-governador, Francisco Pinheiro (PT), representou o Palácio Iracema.

O presidente eleito da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena (PT), também se fez presente, cumprimentando os candidatos eleitos e recebendo os parabéns pelo feito da manhã. O deputado Osmar Baquit, um dos mais animados da noite, ao receber o diploma, agradeceu a Deus. Perguntando se a expressão também representaria um "adeus" do PSDB, o parlamentar não titubeou: "também".

Os senadores eleitos Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) posaram para fotos. Entre os 46 deputados estaduais e 22 federais, quatro foram vistos no Salão Diamante da Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro.

(Fonte: Ceará Agora)

Natal de Fé – Filarmônica do Ceará vem a Canindé

A Orquestra Filarmônica do Ceará vai se apresentar em Canindé no dia 17 de dezembro, às 20 horas, no pátio da Basílica de São Francisco.

A apresentação faz parte da programação do Natal de Fé, organizado pela Fundação de Cultura e Esporte da Prefeitura de Canindé, e do Natal de Luz do Governo do Estado do Ceará.

O evento segue até o dia 23 de dezembro, na Praça da Basílica, sempre às 19 horas, com a seguinte programação:

Dia 17

- Apresentação do Coral Municipal na sacada da Biblioteca Cruz Filho

- Apresentação do grupo de alunos de violino do Projovem

- Grupo de Flautas e Violões

- Apresentação da Orquestra Filarmônica do Ceará


Dia 18

- Apresentação do Coral Municipal na sacada da Biblioteca Cruz Filho

- Presépio Vivo da Escola Maria Aglaê

- Apresentação do grupo Xique-Xique


Dia 19

- Apresentação do Coral

- Presépio Vivo da Escola Melvin Jones

- Reisado e Pastoril do Grupo Filhos do Sertão (Logradouro Ubiraçu)


Dia 20

- Apresentações da Escola Menino Jesus

- Presépio Vivo da Escola Carlos Jereissati

- Apresentação do Pontão de Cultura Terra Viva Terra de Arte (Todos os Santos)


Dia 21

- Apresentação da Cantata “Um rei diferente”

- Presépio Vivo da Escola Adauto Bezerra

- Apresentação do Ponto de CulturaTiracanga


Dia 22

- Apresentação musical de pessoas especiais

- Presépio Vivo da Escola CAIC

- Entrega da premiação do IPTU


Dia 23

- Apresentação do Coral Municipal na sacada da Biblioteca Cruz Filho

- Apresentação do Pastoril

- Chegada do Papai Noel

- Show com a Banda de Música da Escola de Segundo Tempo


(Clara Maria Moura Da/Assessoria de Comunicação)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Moto-Romaria de Quixadá à Canindé bate recorde de participantes

Um cortejo religioso que já virou tradição no município de Quixadá, no Sertão Central cearense, a motoromaria rumo à cidade de Canindé chegou a sua 9ª edição com participação recorde, de acordo com organização do evento. Este ano a procissão recebeu adesão dos devotos do município de Choró que colaboraram para o aumento do público. Pela estimativa mais de 1.500 devotos foram a Basílica de São Francisco.

Ainda era 5h30min do domingo,12, quando o padre Tomaz deu as bênçãos aos romeiros que saíram com a proteção do santo e de uma grande equipe de Policiais Militares e da Companhia Rodoviária Estadual, além de uma ambulância do Corpo de Bombeiros e de vários carros de apoio para eventuais problemas no percurso. Ao chegar no Choró, equipe do Pró-Cidadania e de uma ambulância reforçaram ainda mais. O prefeito Dé também foi agradecer ao santo.

O organizador do evento, Fernando Rodrigues, estava bastante feliz por ter cumprido mais uma missão da sua promessa ao santo apostólico, “estou muito feliz porque a cada ano nossa romaria só aumenta o número de participantes, este ano bateu recorde”, afirma o devoto de São Francisco. Segundo Fernando, tudo iniciou com a sua ida a Canindé, e logo após amigos passaram a seguir-lo, foi então que resolveram torna-se um evento aberto a todos aqueles que acreditam no santo.

O evento também é uma forma de ajudar aqueles que mais necessitam, para isso, os participantes ao fazer a inscrição colaboraram com alimentos perecíveis que serão doados a entidades beneficentes de Quixadá e Choró. Ao todo foram arrecadados, cerca de 5 toneladas de alimentos que serão entregue no dia 24 deste mês.

A reportagem do portal Revista Central e da Revista Emoções, acompanharam de perto todo o percurso e ao chegar à cidade de Canindé, falou com o Secretário de Turismo, Plínio Gomes, que agradeceu a presença de todos, em gesto de demonstrar que o povo canindeense recebe bem os romeiros, Gomes, entregou a chave da cidade ao organizador Fernando Rodrigues. Segundo Plínio, Canindé recebeu anualmente 1,5 milhão de pessoas de todo o país com destaques para o período de julhos a dezembro.

Canindé é destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco (superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo). Embora haja peregrinos de todas as classes sociais, a imensa maioria é de pessoas humildes. A devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé ao status de Basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo; Canindé é considerado o maior santuário franciscano no continente americano.

A romaria ao Santuário de São Francisco em Canindé se destaca pelo caminho que o fiel deve percorrer. Mas em vez dos cenários do Velho Mundo, o peregrino terá diante de si a magnífica paisagem sertaneja. Ao longo do percurso, o viajante irá conhecer a fauna e a flora do semi-árido, tomar banho em açudes e riachos, e desfrutar da hospitalidade das fazendas da região.

(Fonte: Revista Central)

Pesquisa aponta que 98% dos municípios brasileiros têm problemas com drogas

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), revela em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13), que 98% das cidades brasileiras apresentam problemas de circulação de drogas, principalmente o consumo de substâncias entorpecentes como o crack.

O levantamento ouviu 3.950 (71%) dos 5.565 municípios em todo o país. Destes, apenas 14,7% têm Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e 8,4% contam com programas locais de combate ao crack. Ao todo, 62,4% declararam não receber apoio financeiro federal, estadual ou de outras instituições.

“Estamos falando de uma geografia do crack, o problema alcançou uma dimensão nacional. Não está mais nas grandes cidades, mas nas áreas rurais”, destacou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Sobre o lançamento do Plano de Enfrentamento do Crack e Outras Drogas, em maio, pelo governo federal, ele destacou que a iniciativa limitou o acesso de muitos municípios às ações, uma vez que apenas cidades com população acima de 20 mil habitantes podem ser contempladas – um total de 1.643 (29,5%).

Para os municípios com menos de 20 mil habitantes, foi disponibilizada apenas a possibilidade de implantação de Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Uma das saídas, segundo Ziulkoski, seria investir em mais fiscalização nas fronteiras, uma vez que o Brasil tem 580 municípios nessa faixa. Outra estratégia citada pela CNM é a de controle da indústria química, para que o manuseio de elementos considerados essenciais para a produção de drogas diminua.

(Fonte: Ceará Agora)

Participe da comunidade do Blog no Orkut


O Blog Canindé Agora, está também no Orkut


Participe da nossa comunidade e troque idéias com as pessoas que acessam o 'Canindé Agora'
Acesse:
Um link permanente ficará na barra de anúncios do lado direito desta página.

Telvânia Braz (PHS) é eleita presidente da Câmara de Paramoti

Com o Plenário Itaércio Feijó Rocha lotado, foi eleita, no final da manhã da última sexta-feira (10), a Mesa Diretora da Câmara de Paramoti para o período 2011-2012. A chapa encabeçada pela vereadora Telvânia Braz (PHS) venceu a da parlamentar Cláudia Santos (PT), por 5 votos a 4.

Além de Telvânia, a nova Mesa Diretora é composta por Antônio Carlos (PPS), Celene Alencar (PT) e Edite Peixoto (PT) – vice-presidente, primeira e segunda secretárias, respectivamente. O voto do vereador Luís Lopes Alves (PSDB) definiu a vitória de Telvânia. “Se chegar a esta Casa foi uma tarefa difícil e gratificante, imagine presidi-la”, comemorou ela, que cumpre o primeiro mandato de vereadora.

Os parlamentares Francisco José Lopes – Chico da Sucam – (PPS), Pedro Medeiro (PP) e Wilson Miranda (PSDB) integraram a chapa de Cláudia. “Não me sinto derrotada e, portanto, saio desta eleição de cabeça erguida”, disse a vereadora, que destacou a importância das mulheres na política.

A solenidade de posse da Mesa Diretora está marcada para 1º de janeiro próximo.

Mais informações:

(85) 3320-1535 – Câmara Municipal de Paramoti

(85) 9160-5058 / 8836-8018 – Alternam Gomes

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Canindé contemplada com Praça do PAC 2

A cidade de Canindé foi contemplada com uma praça denominada "Praça do PAC 2", do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. O local ainda está sendo definido pela Prefeitura.
Em março de 2010, o Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. A Praça do PAC compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública. De 2011 a 2014, está prevista a construção de 800 Praças. A Praça do PAC é um equipamento que integra atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, oferecendo cobertura a todas as faixas etárias.
Canindé receberá a Praça de modelo II, que será composta por cinema de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS, pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada. O valor de investimento previsto para o modelo II é de até R$ 1,9 milhão e terá uma área de 3 mil m².