sábado, 8 de janeiro de 2011

Juiz de Canindé baixa portaria para coibir as irregularidades no trânsito da cidade


Depois de criar o projeto Toque de Acolher em Canindé, o Juiz da 1ª Vara Dr. Antônio Josimar Almeida Alves assinou portaria datada do dia 07 de janeiro de 2011, que exige uma série de cumprimentos em relação ao trânsito na cidade. No artigo 1º o juiz determina que pai, mãe ou responsável que no descumprimento do exercício do poder familiar, permite ou tolere que filho menor de 18 anos dirija veículo motorizado de qualquer natureza, estarão sujeitos às medidas previstas no artigo 129 do Estatuto da Criança e do Adolescente, além de pagamento de multa que varia de 3 a 20 salários mínimos (artigo 249) e, em caso de reincidência o pagamento será cobrado em dobro. O documento diz ainda que o veículo dirigido pelo menor será recolhido sob a responsabilidade dos agentes da Guarda Municipal, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Agentes do Juizado da Infância e da Juventude. Se o menor estiver participando de pegas ou demonstrações perigosas nas vias públicas ou privadas que venham por em risco sua vida e a vida de transeuntes, a liberação do veículo dependerá do deposito antecipado das multas aplicadas e destinadas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo-lhe concedido amplo e irrestrito direito de defesa no processo respectivo. Dr. Josimar Almeida Alves disse também que serão tipificados, nos termos da Lei 9.503/1997, como atos infracionais as seguintes condutas: Participar, na direção de veículo automotor em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística não autorizada pela autoridade competente, desde que resulte dano potencial à incolumidade pública ou privada (artigo 308, do Código de Trânsito Brasileiro).


Outra decisão do Juiz é, que a partir de hoje dirigir veículo automotor em via pública, sem a devida permissão ou habilitação torna-se crime de acordo com o (artigo 309 do CTB). Também é crime permitir, confiar ou entregar à direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou ainda, a quem por seu estado de embriaguez não esteja em condições de conduzi-lo com segurança (artigo 310 do CTB), sob pena de seis meses a um ano de detenção ou multa. Outra medida diz que os condutores envolvidos em acidentes de trânsito com veículos automotores que forem conduzidos para o Hospital Regional São Francisco, deverão ser identificados no momento do atendimento no sentido de saber se são habilitados ou não para conduzir veículos, e no caso de condutores menores de idade, o fato deverá ser comunicado imediatamente à autoridade policial para adoção dos procedimentos respectivos. Os veículos deverão ser apreendidos e recolhidos até liberação da justiça.


Dr. Josimar Almeida Alves vai proibir também a presença de menores de 18 anos em festas, disciplinar que as escolas públicas do Município executem o Hino Nacional e as bandeiras sejam hasteadas todos os dias, além formalizar a direção das escolas a obrigatoriedade nos currículos as noções de trânsito. Até celular será proibido em funcionamento nas salas de aula. ‘’Se não houver interesse das autoridades e coragem para cumprir a portaria, tudo fica apenas no papel, mas estou confiante no êxito dessa campanha’’, frisou Dr. Josimar Almeida Alves. Para o juiz não é admissível um policial ver um menor pilotando um veículo e não detê-lo. ‘’A questão das calçadas com ocupação desordenada no espaço urbano, é outro item que iremos disciplinar na cidade. Nós precisamos de coragem para mudar essa realidade. São medidas antipáticas e, que tem perda política, mas a valorização da vida é muito mais importante’’, observa Dr. Josimar. O Prefeito de Canindé Cláudio Pessoa presente a audiência pública colocou toda a infra-estrutura do Município a disposição do judiciário para o cumprimento da portaria. ‘’Vamos resolver os problemas em Canindé. Temos obrigação de cuidarmos do Município. Darmos mecanismos para as autoridades exercerem seu trabalho. A partir de hoje todos os secretários serão reconduzidos a uma responsabilidade muito maior. O prefeito reconhece que a malha viária da cidade tem contribuído com os acidentes, mas uma medida está sendo adotada para resolver de vez essa questão. As ruas serão asfaltadas e sinalizadas. Já o pároco frei João Amilton dos Santos elogiou a medida do juiz e lembrou que é necessária a participação da igreja, da prefeitura das escolas que essa liberdade de cobrança possa acontecer sempre sem constrangimentos externos. ‘’Quando se luta com a vida é preciso consciência’’, ressaltou o franciscano. O Secretário de Desenvolvimento da Cidadania, Segurança e Transporte – coronel Carlos Alberto Loiola garantiu que a partir de agora o trânsito será tolerância zero. ‘’Em trânsito só a aplicação da lei não vale. É preciso um esforço concentrado. A conscientização dos pais, na escola, enfim um trabalho de cidadania’’, enfatizou. Participaram da audiência autoridades ligadas a Prefeitura, Câmara Municipal, Polícias rodoviária Federal, Militar, Civil, Ronda do Quarteirão, Igreja Católica, Escolas Públicas do Estado, Município e Particulares, Conselho da Cidade, Juizado da Infância e da Juventude, Emissoras de Rádio local e Presidentes de Associações Comunitárias. De acordo com relatório do Hospital Regional São Francisco 1.652 acidentes automobilísticos foram registrado no ano de 2010. As vítimas dos acidentes de trânsito na sua maioria são jovens com menos de 25 anos. Além de causarem prejuízos as famílias, geram dividendos à saúde pública. De setembro a dezembro do ano passado foram apreendidos pela Guarda Municipal 85 veículos irregulares.

(Fonte: Blog 540/Texto - Antônio Carlos Alves)

Seis municípios do Ceará receberão verbas do PAC II: Canindé na lista

Os recursos serão utilizados na construção de creches e quadras poliesportivas

Seis municípios do Ceará foram selecionados pelo Ministério da Educação para receber recursos que serão utilizados na construção de creches e quadras poliesportivas. As verbas são oriundas da segunda etapa do programa de aceleração do crescimento (PAC II).

Os seis municípios escolhidos são os seguintes: Fortaleza, Caucaia, Barbalha, Canindé, Itapipoca e Tauá. A partir da divulgação da lista das cidades contempladas, começa o processo de assinatura dos termos de compromisso para serem feitos os repasses.

O MEC disponibiliza para as prefeituras dois tipos de projeto de creche formulados a partir de critérios técnicos necessários para atender o público até 03 anos de idade. O total de recursos que será liberado ainda está sendo definido com o Ministério do Planejamento.

(Fonte: Ceará Agora)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

E-mail dos internautas

Caro Jornalista Andson Lima,


Blog Canindé Agora


Alerta: Avenida São Francisco é um Perigo evitável!


Cumprimentando-o, quero inicialmente prestar meus sentimentos de condolências ao lamento profundo que acomete à família da jovem falecida em acidente moto ciclístico e unir meu pensamento àqueles que estão pedindo a Deus pelo pleno restabelecimento da saúde da jovem que saiu gravemente ferida no acidente.


Só para citar, quando ainda morava em Canindé, pude acompanhar variados acidentes na Avenida São Francisco, onde num deles o destino foi fatal para um amigo que morava na minha rua. Sua moto colidiu em um poste nas imediações do Ginásio Paulo Sarasate.


A população de Canindé e os administradores devem refletir e buscar formas de evitar que o pesar que estamos passando não venha a se repetir. A Avenida São Francisco é à entrada do fluxo de veículos que chega de Fortaleza pela BR 020. A buraqueira existente ao longo da via logo na entrada da cidade, apesar de ter causado muitos transtornos, foi um mal que serviu como redutor de velocidade dos veículos que entravam na cidade pela BR 020 imprimindo uma média de velocidade em torno dos 80 Km/h.


Este simples fato, exige uma condição de segurança na engenharia de tráfego da Avenida São Francisco. A construção de redutores físicos de velocidade (não estou falando de fotossenssores), mas de grades de cimento e lombadas de tartarugas no plano horizontal.


Com estes dispositivos o fluxo veloz dos veículos que entram na cidade será transformado em deslocamento de média ou baixa velocidade. São critérios da engenharia de trânsito que evita dois tipos de comportamentos potencialmente bombástico na hipótese de se entrecruzarem.


Nestes casos é preciso entender que a alta velocidade é algo que pode ocorrer de modo voluntário como por exemplo, numa descida, ou mesmo numa pista de rolagem de excelentes condições.


PONTO MAIS CRÍTICO


A entrada dos alunos no Ginásio Paulo Sarasate fica no beiço da Avenida São Francisco e a passagem por ali é forçada tanto para pedestres quanto para veículos e transeuntes. É um ponto de caráter explosivo.


Continuar assim, com está, é um grave erro e uma falta de sensibilidade a toda prova sobretudo pelo simples fato dos horários de pico coincidir com a entrada e saída de centenas de estudantes, professores e funcionários do Estabelecimento de Ensino !


Seria mais seguro, coerente e até sensato que o "Portão de Entrada" fosse transferido para rua ao lado, que dá destino a Paulino Barroso. O muro no entorno do Ginásio bem que poderia ser substituído por grades recuadas de modo que os guiadores que não conhecem a cidade possam avistar o grande movimento de pessoas e agir de modo proativo e diminuírem a velocidade dos veículos.


Recuar a fachada frontal para ceder espaço adequado para o estacionamento de veículos que transformam aquele trecho num dos gargalos mais perigosos da malha viária da cidade é uma simples questão de sensibilidade. É preciso iniciativa urgente !


Outra deficiência intrigante está na fragilidade da segurança da Avenida são Francisco logo nas proximidades da Curva do Ginásio. O redutor de velocidade ali existente é o único quando deveria ser o último de uma sequencia para que a alta velocidade dos veículos que entram na cidade fosse atenuada desde o início da Avenida São Francisco nas imediações do trevo de entrada da cidade. Um veículo a 100km/h ao atingir o redutor que fica próximo ao Ginásio, se não frear, certamente terá pela frente um trampolim que o fará abalroar no muro do Ginásio.


Peço a Deus que conforte as Famílias neste difícil momento de tão profundo lamento...


André Noronha Brasil

Anunciados os novos comandantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros no Ceará

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará divulgou, na tarde desta quinta-feira (6), pelo microblog Twitter (@sspdsce), os novos nomes dos comandantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Ceará.

O Secretário-adjunto da SSPDS será o Coronel João Vasconcelos Sousa. Por seis anos ele foi sub-comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. Em 2006 assumiu o Comando Geral da Corporação.

Na Superintendência da Polícia Civil continua o delegado Luiz Carlos Dantas. Por 26 anos, o delegado esteve a frente das Delegacias Municipais, Regionais, 10° e 12° Distrito Policial e Delegacia de Roubos e Furtos. Em 2006 assumiu o cargo de Superintendente da Polícia Civil.

Para o comando da Polícia Militar, o escolhido foi o Coronel Werisleik Ponte Matias. Ele Comandante da Polícia Rodoviária Estadual. Em 2010 assumiu o cargo de Coordenador Operacional do Batalhão Comunitário (Ronda do Quarteirão).

O Corpo de Bombeiros ficou a cargo do Coronel Josileno Vitoriano. Ele estava a frente da célula de Logística do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

(Fonte: Jangadeiro OnLine)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ibama apreende carga de madeira irregular em Canindé

O Ibama apreendeu um caminhão com carga de madeira nesta quarta-feira, 5, em Canindé (Sertão Central). A carga era composta por 15 metros de madeira, avaliados em R$ 5 mil. O material estava camuflado por caixas de verduras.

A abordagem foi feita pelo Ibama em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O motorista não tinha documento da carga nem habilitação para dirigir. Ele foi levado para a Delegacia de Canindé, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

A carga foi apreendida. Segundo o Ibama, o condutor do caminhão deverá pagar multa de R$ 4,5 mil.

(Fonte: O Povo)

Prefeito empossa novas secretárias

O prefeito Cláudio Pessoa nomeou na manhã do dia 03 de janeiro de 2011, no auditório da Prefeitura de Canindé, através das Portarias 01/2011 e 02/2011, as novas secretárias municipais de Saúde, Clara de Assis Chaves Braga Medeiros, e de Ação Social, Antonia Irani Paulino de Freitas.
Na ocasião também foi empossada Aline Macêdo de Oliveira como secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Sertões de Canindé.
Estiveram presentes à solenidade, secretários municipais, vereadores, lideranças políticas, representantes de associações, servidores e profissionais de imprensa.
(Da / Assessoria de Comunicação)

Estudantes do Colégio Menino Jesus de Canindé pesquisam vida de Edson Queiroz


Um colégio fundado no dia 12 de abril de 1983 no sertão do Ceará está estudando a vida de um dos maiores empreendedores do Estado. O projeto, desenvolvido pelos alunos do 9º ano do Colégio Menino Jesus, em Canindé, relata a vida de Edson Queiroz. O livro "Edson Queiroz, um homem e seu tempo", escrito pela própria família e publicado pela CL-A comunicação em 1986, serviu de fonte de pesquisa para os estudantes. Foram publicados somente 3.300 exemplares.

Os 26 alunos, que apresentaram o estudo para colegas do 7º e 8º anos, tinham entre 13 e 14 anos. Os estudantes viajaram no tempo. A trajetória do homem que revolucionou o País começa na cidade de Cascavel, sua terra natal. Na pesquisa, os alunos descobriram que aos 8 anos de idade, Edson Queiroz já trabalhava com o pai e, aos 12 anos, fabricava tinta de caneta para vender em feiras livres. Aos 15 anos, era gerente de um loja do pai.

A réplica da casa onde nasceu, no dia 12 de abril de 1925, e a Igreja Matriz de Cascavel, onde Edson Queiroz fez a primeira comunhão, foram mostradas pelos estudantes. Os alunos fizeram uma verdadeira trajetória da vida do empresário e lembraram a saga do corte do charuto, que partiu ao meio com tiro de um revólver calibre "38".

O namoro de Edson Queiroz com Iolanda Queiroz, que começou na Praça do Carmo, é outro ponto de destaque nos estudos dos alunos. A apresentação mostra ainda a infância até o grande exemplo empresarial na educação, na comunicação, na tecnologia, na agropecuária, na indústria, no social entre outros projetos de crescimento com o Ceará, o Brasil e o Mundo.

A história do Abrigo Central, na época conhecido como Assembleia do Povo em 1951, onde Edson Queiroz se reunia com amigos para traçar planos, fazem parte dos estudos. Foram mais de três meses para uma leitura de 180 páginas.

Perda

A única parte triste da história mostrada pelos alunos foi o acidente ocorrido no dia 8 de junho de 1982, quando o voo 727 da Vasp chocou-se com a Serra de Aratanha matando 132 pessoas, entre elas, Edson Queiroz. Os alunos do projeto pensam agora em mostrar os estudos aos familiares de Edson Queiroz.

"O grande sonho nosso é poder conhecer o Sistema Verdes Mares, porque Edson Queiroz deixou um legado de coisas boas para a humanidade", disse Olívia Paulino Pinto, integrante da equipe de pesquisa. "Nós não conhecíamos a vida desse homem humanitário. É uma coisa magnífica".

Para a professora da turma, Socorro Abreu, o que Edson Queiroz fez pelo País foi uma contribuição grande em todos os setores. "Foi além do futuro. Tudo que ele pensava dava certo", observa a educadora. Já Joane Laurênio de Oliveira, diretora e idealizadora do projeto, a escolha pela vida de Edson Queiroz deu-se porque ele foi um homem de visão empreendedora. "Isso incentiva os alunos a se espelharem nesse exemplo de vida", explica a diretora do Colégio Menino Jesus.

Romeu Rocha de Oliveira, que coordenou os estudos dos alunos, não esconde a alegria de ver se tornado realidade a ideia de expandir para o colégio a vida de um homem que só deixou ensinamentos. "As empresas do Grupo Edson Queiroz são exemplos de empreendimentos na educação, comunicações, social, na agropecuária".

Incentivo

"Esse projeto incentiva os alunos a se espelharem nesse exemplo de vida"

Joane Laurênio de Oliveira
Diretora e idealizadora do projeto

"As empresas do Grupo Edson Queiroz são exemplos de empreendimentos"
Romeu Rocha de Oliveira coordenou os estudos dos estudantes

MAIS INFORMAÇÕES

Colégio Menino Jesus
Rua Raimundo da Costa Ribeiro - nº 2190 - Município de Canindé
Telefone: (85) 3343. 0277

(Fonte: Diário do Nordeste)

Vítimas da imprudência: Duas jovens sofrem acidente de moto na Avenida São Francisco e uma delas morre

Duas jovens sofreram um grave acidente de moto no final da tarde desta quarta-feira, 05, na Avenida São Francisco em Canindé. Francisca Antonia Anaiara Lima Almeida de 16 anos conduzia a moto Honda Pop 100, de cor laranja com a placa NQY 9125, quando perdeu o controle e bateu numa árvore do canteiro central e morreu. Sua prima, Gleicivone Ferreira Oliveira de 15 anos, foi socorrida e levada ao Hospital Regional São Francisco, em Canindé, mas logo foi transferida para o Hospital de traumas IJF, em Fortaleza, em estado gravíssimo. As jovens residiam no bairro Bela Vista em Canindé.

Segundo informações, a mãe da jovem que morreu comprou a moto a pouco mais de uma semana para presentear a filha. Isso demonstra a falta de interesse de alguns pais de preservar a vida de seus filhos. Anaiara é mais uma vítima da imprudência no trânsito de Canindé.

Ano novo, IPVA de novo

Já estão disponíveis na página da Secretaria da Fazenda todos os boletos para o pagamento Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2011, informou a assessoria de imprensa da Secretaria da Fazenda do Estado. Neste ano, 1.439.288 veículos serão tributados, sendo 38.940 isentos. A redução média dos valores, anunciada pela Sefaz, em dezembro último, foi de 11,6% em relação a 2010.

O prazo de recolhimento para quem optar pelo pagamento em cota única, usufruindo do desconto de 5% no tributo, será 31 de janeiro. Quem parcelar o desembolso – sem nenhum abatimento especial – deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00, nos dias 18 de fevereiro, 18 de março e 18 de abril, em prestações iguais.

Segundo a assessoria de imprensa da Sefaz, os boletos para o pagamento do IPVA devem estar chegando a residência dos contribuintes, a partir do dia 15 deste mês pelo Correio.

Os boletos também podem ser retirados em qualquer uma das unidades da Sefaz. O pagamento deve ser feito na rede arrecadadora do Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNB, Bradesco, Farmácias Pague Menos e casas lotéricas.

(Fonte: Blog do Eliomar)

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Governo do Ceará promete conter R$ 500 milhões de custos

Algumas medidas foram anunciadas pelo Governo do Estado, através do Conselho de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (COGERF), para o controle de despesas do Estado. Segundo o secretário da Fazenda, Mauro Filho, uma das medidas é o fechamento do caixa para despesas não obrigatórias, para a contenção de R$ 500 milhões, que representa 12% dos R$ 4,3 bilhões gastos com o custeio nos órgãos do Estado.

A medida, de acordo com o Governo, não deve alterar a capacidade de investimentos, que em 2010 chegou a R$ 3,2 bilhões, enquanto que a média dos últimos 20 anos foi de R$ 650 milhões, por ano.

O Decreto de contenção dos recursos deve ser anunciado nesta sexta-feira (7). Segundo Mauro, os serviços de atendimento básico à população também não vão sofrer alterações coma medida. “Essa contenção representa diminuição em contas de luz e água, por exemplo. Isso vai permitir que mais investimentos sejam destinados a saúde, educação, moradia”, completou o secretário chefe do Gabinete do Governador, Ivo Gomes.

Mauro Filho ainda comenta que o Ceará deve ser o primeiro estado brasileiro a realizar o pagamento integral de sua dívida pública estadual.

(Com informações da Assessoria do Governo do Estado e do Portal Jangadeiro OnLine)

'Férias no Ceará 2011' confirma Paralamas do Sucesso em Canindé

O Governo do Estado chega à 5ª edição do projeto "Férias no Ceará” com a confirmação de shows gratuitos de Kid Abelha, Jota Quest, Os Paralamas do Sucesso, Skank, Jorge Vercilo e Vanessa da Mata.

As apresentações, em Fortaleza, ocorrerão no anfiteatro do Parque do Cocó.

O cantor Raimundo Fagner não fará mais parte da programação do evento, como foi divulgado anteriormente.

As bandas farão shows também em Camocim, Canoa Quebrada, Caucaia, Crateús, Iguatu, Jericoacora, Quixeramobim, Sobral etc.

Fortaleza: confira as datas e atrações

Kid Abelha / Soul Pop (08/01)

Vanessa da Mata / Julia Dantas (15/01)

Paralamas do Sucesso / Eletro Cactus (22/01)

Orquestra de São Paulo (23/01)

Skank / O Verbo (05/02)

Interior: saiba as datas e cidades

Kid Abelha
Limoeiro do Norte 06/01
Iguatu 07/01
Camocim 09/01

Vanessa da Mata
Beberibe 13/01
Crato 14/01
Itapipoca 16/01

Jota Quest

Tauá 26/01
Tianguá 27/01
Sobral 28/01
Maracanaú 30/01

Nando Reis
Canoa Quebrada 20/01
Quixadá 21/01

Jorge Vercillo
Jericoacoara 15/01

Paralamas
Canindé 21/01
Brejo Santo 23/01

Biquini Cavadão
Juazeiro do Norte 03/02
Crateús 04/02

Skank
Caucaia 04/02
Quixeramobim 06/02

(Fonte: Portal Verdes Mares)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PRE pretende intensificar fiscalização a motociclistas no Interior do Estado

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está preocupada com os acidentes de trânsito no Interior do Ceará. Muitos condutores não habilitados se aventuram nas rodovias, acabam se acidentando e, ainda, colocam em risco a vida de outras pessoas. Com isso, a PRE estuda medidas para evitar maiores problemas.

O coronel Túlio Studart, comandante da PRE, informou ao Blog da Janga que as operações de Natal e Fim de Ano serviram para a polícia constatar a necessidade de se aumentar a fiscalização no Interior do Estado. Segundo ele, muitos agricultores trocam seus animais de carga por motocicletas, principalmente mobiletes, e fazem uso do veículo sem utilizar equipamentos de segurança, como o capacete, e o mais grave, sem possuir habilitação.

A operação de Natal revelou um alto índice de acidentes e até mortes, envolvendo motociclistas, no Interior. Já na operação de Fim de Ano, a PRE reforçou a fiscalização nestes locais, como resultado, o número de ocorrências com motociclistas reduziu. Mesmo assim, das três vítimas fatais nas CEs, neste fim de ano, duas eram motociclistas; uma morreu em Mulungu e outra em Maranguape.

A partir desta observação, a intenção da PRE é fazer parceria com o Detran para intensificar a fiscalização no Interior. O comandante informou que será aumentado o efetivo e o total de viaturas.

(Fonte: Jangadeiro Online)