quarta-feira, 26 de março de 2014

Canindé implementa ações para expandir a agricultura familiar

Avaliar e aprimorar práticas de manejo, relacionadas ao planejamento e uso do solo na agricultura familiar. Essas são as principais ações desenvolvidas pela prefeitura desta cidade voltadas para a melhoria da qualidade de vida de quem mora no campo.
O programa de assistência ao agricultor familiar ainda se encontra em fase piloto. No entanto, algumas atividades já vêm sendo implementadas para favorecer a agricultura de sequeiro. "Nós estamos garantindo 1.400 horas de trator beneficiando 1000 trabalhadores rurais, onde cada um tem direito a uma hora de trabalho gratuitamente'', informa o secretário municipal de Agricultura, Glairton Lopes.
A cidade de Canindé foi dividida em 21 regionais da cidadania e desse total 14 áreas estão sendo atendidas com o projeto piloto. "Cada regional tem assegurada 100 horas de trator'', diz.
Com isso a produção tem melhorado bastante com as terras descompactadas. Lopes diz que a agricultura familiar ganhou um impulso muito forte com o trabalho de assistência técnica da Prefeitura de Canindé.
"Estamos investindo R$ 140 mil no programa e colocamos 16 técnicos e três engenheiros agrônomos à disposição dos agricultores para que, mesmo com as chuvas escassas possamos ter uma boa produção. Mapeamos as regiões e os resultados são os melhores possíveis. Convivemos com o semiárido, o que significa que mesmo em período de chuvas ruim, chove em média 200 mm, o suficiente para garantir uma produtividade de milho e feijão em terras férteis e essa oportunidade nós estamos dando aos agricultores'', salienta Glaiton Lopes.
Segundo ele, o trabalho foi baseado nas informações da Funceme, que vem fazendo seus prognósticos baseados em informações de satélite. "Isso nos ajuda, porque dentro do programa de corte de terras de forma compactada, as águas não correm e ficam nas camadas do solo, garantindo uma terra úmida e de fácil germinação das sementes. A média história do Ceará é de 805 milímetros e nesse período já choveu em Canindé, até o dia 21 passado, 222,4 mm, o suficiente para manter o plantio em fase de crescimento avançado'', diz Glaiton.
Dentre as atividades implementadas, está a garantia de 1.400 horas de trator, beneficiando 1000 agricultores de 14 áreas do município
Potencial
A principal finalidade do projeto piloto desenvolvido na cidade de Canindé é buscar conhecer o potencial produtivo das terras, suas principais limitações ao uso e propor formas de utilização em conformidade com sua capacidade produtiva.
O prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, maior entusiasta das ações, disse que "não existe comunidade nenhuma do mundo que saía da pobreza, sem antes apostar na produção do campo, através da agricultura familiar'', observa o gestor.
O sucesso verificado pela ação da descompactação de solo acontece a partir das visitas aos plantios dos agricultores dos Sertões de Canindé. Exemplo disso é José Baltazar Xavier que plantou três hectares de milho há um mês e o que se vê uma produtividade bem avançada.
"Antes das orientações dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé, plantava de todo jeito. Hoje não. Tenho cumprido as orientações e tudo está bem melhor, basta ver esse plantio de milho'', mostra Baltazar.
"O manejo e conservação dos recursos naturais e a orientação da mudança tecnológica e institucional tem surtido efeitos de maneira a assegurar a obtenção e a produção convencional que melhora a vida do homem do campo'', ressalta o secretário.
Com o desenvolvimento do programa, que ainda está na fase piloto, já se nota uma melhoria da produção, resultante das terras descompactadas


Fonte: Diário do Nordeste / Foto: Antônio Carlos Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário